Empreendedorismo e Tecnologia são temas da abertura de Semanas Acadêmicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Empreendedorismo e Tecnologia são temas da abertura de Semanas Acadêmicas

Cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil abrem suas semanas acadêmicas de forma conjunta, em Ijuí e Santa Rosa
Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da UNIJUÍ, nos campi Ijuí e Santa Rosa, iniciaram suas semanas acadêmicas na noite de segunda-feira. Em Ijuí, no Salão de Atos, ocorreu a palestra "Empreendedorismo e Tecnologia", com a professora da UFSM Nilza Venturini Zampieri.

A abertura da Semana Acadêmica foi conjunta, mas a partir de agora cada curso segue com programação específica para seus alunos. As semanas acadêmicas seguem até o dia 11 de novembro e a programação de cada curso pode ser conferida na página do Comunica, em Eventos.

A professora Nilza Zampieri iniciou sua palestra com o questionamento “quem é o empreendedor” e passou a listar as atitudes que classificam uma pessoa como empreendedora. “O empreendedor sempre tem a informação, ele cria redes de apoio, utiliza as redes sociais de forma profissional e não só social; ser ético; analisar o ambiente, acreditar na capacidade de superação de obstáculos, encarar a realidade e agir sobre ela, construir em vez de criticar e destruir, capitalizar sobre o que possui, em vez de lamentar o que se tem e aprender com os fracassos, estes são os primeiros passos para quem quer ser empreendedor”.

A professora lembrou que o diploma é só o início da carreira profissional, que ele abre portas, mas o que interessa realmente é o que se faz. “O empreendedor é um realizador, é aquele que faz acontecer, imagina, desenvolve e realiza visões, concebe, organiza e executa projetos, o que interessa mesmo é o que se faz, onde trabalharam, qual a experiência acumulada, tanto profissionalmente, quanto socialmente, esta interação é imprescindível”, orienta.

Campus Santa Rosa
No Campus Santa Rosa as semanas acadêmicas dos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação também ocorrem de forma conjunta. O curso de Engenharia Civil abriu as atividades na noite de segunda-feira, com palestra sobre ‘Novas tecnologias em alvenaria estrutural’, ministrada pelo professor e engenheiro Marcos Pozzobon. Na terça-feira não houve programação, porém, na noite de quarta-feira ocorre Minicurso sobre ‘Sistema de análise da estabilidade de muros de arrimo de gabiões sujeitos às mais diversas situações’, ministrado pelo engenheiro Allan Donasollo. As atividades seguem até a manhã de sábado.

Já o curso de Informática, que também começou as atividades na noite de segunda-feira, teve como tema de abertura da Semana ‘Redes Sociais no contexto local e regional’, ministrado pelo professor Larry Wizniewsky. Na noite de terça-feira o tema da palestra foi ‘Jogos’, ministrado por Luciano Augusto da Silva. Na noite desta quarta-feira estão previstos cinco minicursos. As atividades encerram na noite de sexta-feira. 

 



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.