Projeto qualifica microempreendedores de Ijuí - Unijuí

Projeto qualifica microempreendedores de Ijuí

Capacitação será realizada por meio de cursos que visam melhorar a gestão de pequenas empresas
Manter-se competitivo no mundo dos negócios é sempre um desafio, especialmente para as microempresas. Buscando fortalecer o potencial do empreendedor local e qualificar produtos e serviços, a Prefeitura de Ijuí em parceria com a UNIJUÍ vai realizar na cidade cursos de capacitação para microempreendedores. O projeto é subsidiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com um valor de R$ 300 mil - verba conquistada por meio de uma emenda individual do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB) -, com contrapartida de R$ 33 mil do município.

Segundo Ubirajara Teixeira, vice-prefeito de Ijuí e coordenador do Ijuí Profissionalizado, programa que administra o Projeto de Capacitação de Microempreendedores na cidade, a iniciativa pretende qualificar pequenos empreendimentos que precisem de suporte para a gestão de seus negócios. “Vamos oferecer uma análise técnica sobre seus projetos, sugerindo a elaboração de um plano de negócios para que os empreendedores emergentes possam alavancar a geração de empregos e renda do setor em que estão inseridas”, explica.

O projeto será oferecido de forma gratuita para microempreendedores, pequenas cooperativas e pessoas que queiram desenvolver novas ideias ou negócios. O vice-prefeito destaca ainda que a rede de olarias de Ijuí e agroindústrias familiares também devem ser inseridas na capacitação. “Além disso, nós já oferecemos muitos cursos de qualificação por meio do Ijuí Profissionalizado, agora pretendemos buscar as pessoas que saíram dos cursos e montaram pequenos negócios ou que desejam montar pequenos negócios para incluir nesse programa, fazendo com que avancem para outro patamar”, afirma.

Teixeira acredita ainda que o Projeto possa ajudar a tirar microempresas da informalidade. “Vemos esse projeto como um meio de inclusão social, uma maneira de inserir essas empresas de forma organizada no mercado”, declara. Com a geração de renda proporcionada pelos novos empreendimentos, haveria ainda um impacto positivo na economia do município.

Sensibilização - Neste momento está sendo realizada a etapa de sensibilização do Projeto, por meio de psicologia motivacional. Segundo as psicólogas Marcella Wolff e Paula Borelli da empresa Contemporânea a sensibilização colabora para que os microempreendedores reflitam sobre as aspirações em relação ao futuro de seus negócios e sobre a possibilidade de fortalecerem seus empreendimentos através da formação de associações e ou cooperativas. “Muitos já possuem um negócio e com a sensibilização estamos tentando fazer com que eles elevem o grau de profissionalização nos seus empreendimentos”, afirmam.

Sandra Regina Albarello, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ, setor da Universidade que está coordenando o Projeto, explica que após a etapa de sensibilização vem o processo de efetivação do plano de negócios, onde os grupos sensibilizados irão receber orientações de consultores técnicos em áreas especificas como marketing, planejamento, finanças, operacionalização, gestão de pessoas e gestão ambiental. “Durante a capacitação será desenvolvido também um software específico para a elaboração da ferramenta de Plano de negócios. Os participantes do projeto terão a oportunidade de cadastrar seus negócios e utilizar o software de planejamento para profissionalizar os empreendimentos e melhorar a gestão de seus negócios”, explica.

O curso será dividido em quatro módulos. De acordo com Sandra Albarello, os cursos já estão em andamento para as primeiras turmas constituídas, mas as inscrições ainda podem ser feitas no Gabinete do vice-prefeito ou na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), localizada na rua 15 de novembro 321, sala 502.

Fonte: Dialeticom