UNIJUÍ implanta Núcleo de Assessoramento Fiscal - Unijuí

UNIJUÍ implanta Núcleo de Assessoramento Fiscal

Parceria com a Receita Federal viabilizará atendimento à comunidade externa, por meio do Laboratório de Contabilidade da UNIJUÍ

A UNIJUÍ, por meio do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), em parceria com a Receita Federal, inaugurou na segunda-feira, dia 03, o Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF), localizado no prédio L do Campus Ijuí. A solenidade contou com a presença de representantes da Receita Federal, Delegado Darvin Fernando Thomas Filho, da Delegacia da RF de Santo Ângelo, do Auditor Fiscal e Assistente Técnico da RF de Porto Alegre, Clóvis Belbute Peres e do representante em Ijuí, Luis Joel Garbinato.

O Núcleo de Assessoramento Fiscal tem como objetivos auxiliar os contribuintes de baixa renda e sem acesso a informação de cunho fiscal, bem como capacitar alunos e professores, para que esses possam prestar serviços à comunidade externa. O Delgado da Receita Federal de Santo Ângelo, Darvin Thomas Filho, destacou que a implantação deste Núcleo, na Universidade, possibilitará a qualificação de profissionais que atuarão no mercado de trabalho, garantindo um acesso qualificado a estes serviços por parte da comunidade regional. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou o papel da Instituição em disponibilizar espaços que, ao mesmo tempo em que propiciam a formação e o contato dos acadêmicos com a prática, garantem à população o acesso a um conjunto de projetos e serviços.

O Núcleo de Assessoramento Fiscal se originou de uma iniciativa da Receita Federal do Brasil em estabelecer uma parceria com as Instituições de Ensino Superior, tendo como pioneira a Faculdade São Judas Tadeu. Na UNIJUÍ, o NAF está vinculado ao Laboratório de Contabilidade, do Curso de Ciências Contábeis, sendo integrado por alunos e professores.

Para os envolvidos com o NAF, a Receita Federal ministrará cursos que irão capacitar alunos e professores, para que esses possam prestar serviços à comunidade externa. Dentre os serviços desenvolvidos pelo Núcleo estão informações sobre inscrição no CPF, criação do código de acesso e procedimentos para inscrição no MEI (Micro Empreendedor Individual). Vale ressaltar que os serviços oferecidos pelo Laboratório de Contabilidade, através do NAF, são restritos aos serviços disponíveis no Portal da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br).

O atendimento à comunidade externa acontece no turno da tarde, das 14h às 17h, na Sala L9 do Campus Ijuí. Os atendimentos são agendados com hora marcada, tendo como responsável o Contador do Laboratório de Contabilidade.