Salão do Conhecimento inicia na UNIJUÍ - Unijuí

Salão do Conhecimento inicia na UNIJUÍ

Trabalhos destaques do Seminário de Iniciação Científica receberam certificados e foram homenageados na abertura do evento

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ foi aberto na noite de terça-feira, 4, no Salão de Atos. O Salão engloba os eventos: XIX Seminário de Iniciação Científica, a XVI Jornada de Pesquisa e a XII Jornada de Extensão e inaugura a 1ª Mostra de Iniciação Científica Júnior e o 1º Seminário de Inovação e Tecnologia. O painel de abertura teve como tema: Os desafios para a Ciência e Inovação no RS, com o doutor Luciano Andreatta, engenheiro civil, diretor técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado.

A Vice-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Evelise Berlezi, destacou em sua fala que “a interação do ensino, pesquisa e extensão constitui-se no diferencial de ser e estar em uma universidade. Ser universidade pressupõe contribuir com a produção de novos conhecimentos e estes transformarem-se em bens para a sociedade. E a UNIJUÍ investe nestas atividades fins e consolida-se cada vez mais como uma universidade profundamente comprometida com o avanço do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social da região em que atua”.

A professora lembrou os números da pesquisa na UNIJUÍ: são 117 projetos de pesquisa, com 150 bolsas de iniciação científica, 47 projetos de extensão e 50 bolsas de extensão.

A UNIJUÍ está entre as Instituições de Ensino Superior contempladas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, que foi oficialmente lançado durante a abertura do Salão do Conhecimento. Coordenado pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, o programa tem como objetivo central promover, de maneira acelerada, o desenvolvimento tecnológico e estimular os processos de inovação no Brasil por meio da promoção da mobilidade internacional docente, discente de graduação e pós-graduação, de pós-doutorandos e pesquisadores brasileiros, estimulando a inserção das pesquisas feitas nas instituições brasileiras às melhores experiências internacionais.

A Universidade foi contemplada com seis bolsas sanduíche de graduação (SWG), gerenciadas pela Capes e pelo CNPq, para formação em universidades de referência nos Estados Unidos e na Europa.
O Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, destacou em sua fala o caráter questionador e crítico na formação do profissional que sai da UNIJUÍ. “A UNIJUÍ e o ensino superior na região completam 54 anos em 2011, o que fez esta trajetória ser considerada uma das dez melhores universidades privadas do paísa foi a pesquisa e a extensão. O que diferenciou realmente a nossa educação foi a nossa capacidade de fazer ensinar a fazer perguntas. Esta capacidade de instigar é o que definiu uma identidade a esta Universidade”.
Na oportunidade foram entregues os certificados aos autores dos trabalhos destaque do Seminário de Iniciação Científica.
Trabalhos Destaques da Iniciação Científica
Área das Ciências Biológicas
Trabalho: ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE HELIETTA APICULATA BENTH. (RUTACEAE) NA MATA DO SILVA, CHIAPETTA, RS/BRASIL
AUTORES: Guilherme Brum, Laura Hochmuller, Cristiane Jung, Gabriele Dahmer e Jean Braz