‘Energias alternativas’ foi o tema de abertura do Salão do Conhecimento no Campus Santa Rosa - Unijuí

Evento segue até sexta-feira, nos quatro campi da UNIJUÍ, com apresentações de pôsteres, painéis, minicursos e cursos livres

A UNIJUÍ abriu na noite de ontem as atividades do Salão do Conhecimento em Santa Rosa. O evento busca socializar os trabalhos de pesquisa e de extensão que estão sendo desenvolvidos pelos professores e alunos da Universidade e também de outras instituições de ensino e pesquisa. A programação contempla a apresentação dos resultados parciais e finais de pesquisas, monografias, dissertações, teses e ações de extensão.

O tema da palestra de abertura foi ‘Energias e Sustentabilidade: fontes alternativas, atualidade e perspectivas regionais, nacionais e globais’, ministrada pelo professor do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Júlio Bolacell. O professor destacou na palestra a dependência cada vez maior da sociedade em relação aos frutos da engenharia.

Bolacell revelou que a demanda de energia no Brasil deve crescer 2,5% ao ano, até 2030, o que resulta em um aumento de 55%. Para atender a estas demandas, estão disponíveis a produção de energia nuclear, solar, eólica, hídrica, mares e ondas e biomassa, e que órgãos ambientais indicam como fontes alternativas a geração de energia através dos ventos, solar e biomassa.

A palestra de abertura teve a presença da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Berlezi, que destacou para os acadêmicos a importância da pesquisa e extensão durante a graduação. A Vice-Reitora realizou no evento o lançamento do Programa Ciências sem Fronteiras, o qual a UNIJUÍ foi merecedora de seis bolsas de estudos para graduação no exterior. O aluno, além de ter oportunidade de cursar de seis a 12 meses de sua graduação, em uma das melhores universidades do Mundo, receberá bolsa mensal de US$ 800. Informações sobre as bolsas podem ser acessadas no Portal da UNIJUÍ - www.unijui.edu.br - no link "Ciência sem Fronteiras". O Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender, explanou sobre a atuação da Universidade na região, e de que forma a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento.

As atividades seguem até sexta-feira, com apresentações de pôsteres, painéis, minicursos e cursos livres. A programação das atividades nos quatro campi da UNIJUÍ pode ser conferida no site www.unijui.edu.br/salao2011.