UNIJUÍ implanta a Biblioteca Digital - Unijuí

UNIJUÍ implanta a Biblioteca Digital

Está disponível desde o dia 03 de novembro a Biblioteca Digital, organizada pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. A Biblioteca Digital da UNIJUÍ, além de preservar a memória institucional, possibilita divulgar e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, através da publicação eletrônica de documentos. Conforme destaca a Gerente, Eleda Passinato Sausen, esta iniciativa proporciona ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos, bem como às suas coleções históricas, e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela, maximizando o uso desses recursos.

Num primeiro momento, a Biblioteca Digital disponibiliza e viabiliza o acesso à produção intelectual gerada pela Instituição (trabalhos de conclusão de cursos de Pós-Graduação Lato sensu, dissertações e teses de cursos de Pós-Graduação Stricto sensu, trabalhos apresentados em eventos, publicações de artigos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias), possibilitando o armazenamento, a recuperação de informações de forma eletrônica e o acesso à informação fora dos limites do espaço físico, distância e horário de funcionamento das bibliotecas.

"A Biblioteca Digital constitui um referencial de pesquisa que pode ser acessível a qualquer indivíduo, a qualquer hora e em qualquer lugar”, observa Eleda. A implantação da Biblioteca Digital trará benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da UNIJUÍ, por se tratar de um espaço aberto a todos os usuários que acessam a internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que deseje utilizá-la.

A Gerente destaca ainda que “a biblioteca digital permite que a informação circule mais rapidamente, originando, assim, efetivas possibilidades de investigadores, docentes e discentes poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais. O próprio processo de aprendizagem é influenciado positivamente pela disponibilização e reprodução facilitadas da informação”.

Dentre os principais benefícios que uma Biblioteca Digital oferece ao usuário, se destacam: prover o acesso às informações a qualquer hora e em qualquer lugar, possibilitando, o uso simultâneo, por várias pessoas do mesmo objeto digital; divulgar a Instituição no cenário nacional de maneira a possibilitar uma maior projeção da mesma; proporcionar maior visibilidade e avaliação pelos pares da produção científica e dos grupos de pesquisa da Instituição; permitir a recuperação rápida e eficiente da informação; registrar a memória da produção institucional; além de preservar o material em formato digital e impresso, uma vez que o desgaste decorrente do manuseio e das condições climáticas deixará de existir.

A Biblioteca Digital pode ser acessada através do link http://bibliodigital.unijui.edu.br ou no site da UNIJUÍ/Biblioteca.