Reitor da UNIJUÍ palestra no Almoço de Ideias - Unijuí

Reitor da UNIJUÍ palestra no Almoço de Ideias

Martinho Luís Kelm falou para empresários e lideranças da região de Santa Rosa sobre empreendedorismo, universidade e desenvolvimento regional

O Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE, Martinho Luís Kelm, palestrou nesta terça-feira no Almoço de Ideias da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisap), de Santa Rosa. O evento, que ocorre mensalmente na AABB de Santa Rosa, traz lideranças para debater temas da atualidade e que visam o desenvolvimento regional.

Kelm abordou o tema ‘Empreendedorismo, Desenvolvimento Regional e o papel da Universidade neste contexto’. O Reitor posicionou a Universidade como estratégica para o estímulo de um crescimento econômico na sociedade através do empreendedorismo. Ele acredita que, junto da tecnologia e inovação, defendida pelo atual cenário econômico brasileiro, seja agregado o empreendedorismo: “a região precisa de mais empreendedorismo para poder aproveitar melhor as iniciativas ainda isoladas em inovação e tecnologia. E é a Universidade, o poder público e o meio empresarial, a partir dos atores locais, que podem realizar este crescimento”.

Para chegar neste modelo de gestão social, o Reitor fez uma retrospectiva desde a fundação da Universidade, com ênfase nas ciências humanas, até o cenário demandado pela sociedade, com o avanço das ciências aplicadas, a exemplo das engenharias. Ele destacou a inserção no Campus Santa Rosa dos cursos de Engenharia Civil, e a partir do vestibular com processo de inscrições em andamento, do curso de Engenharia Elétrica.

O Reitor destacou que nem sempre um ótimo produto e um ótimo mercado são suficientes para o sucesso de uma empresa. É fundamental um bom modelo de gestão. Disse que o gestor deve fazer, o tempo todo, a pergunta ‘como este negócio se sustenta?’: “como temos um bom produto e uma demanda de ensino, estamos aperfeiçoando nossos processos de gestão, investimento em nossa qualidade, o que nos permitiu chegar entre as 10 melhores Universidades privadas do Brasil”, enfatizou.

Martinho pediu o apoio das demais instituições de ensino da região, do meio empresarial e do poder público para seguir em frente com esta causa. Se comprometeu em remodelar a abordagem do empreendedorismo nos currículos de todos os cursos, inserindo os fundamentos do empreendedorismo: “enfermeiros e engenheiros, por exemplo, também precisa do espírito empreendedor. Esta é a parte da Universidade, e precisamos de apoio para seguir com este modelo de gestão, na busca de uma sociedade com mais trabalho, na busca do desenvolvimento”.

O presidente da Acisap, Pedro Primo Paulo Barili, defendeu que o poder público use da estruturas das universidades comunitárias já consolidadas, como forma de preservar o investimento da atividade privada: “o meio empresarial entende e concorda com a posição da Universidade, que defende seus investimentos e estrutura, na busca do crescimento sustentável da região onde está inserida”. Professores, funcionários e acadêmicos da UNIJUÍ também participaram do evento.