Professora da UNIJUÍ assume como membro do colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado - Unijuí

Rosana Berwanger Silva foi indicada como representante da região noroeste para contribuir com a construção de uma política específica para a cultura
A Professora Rosana Berwanger Silva assumiu como membro Titular no Colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Sul gestão 2011-2013, vinculado a Secretaria de Estado da Cultura, que tem como Secretário de Estado da Cultura Luiz Antônio Assis Brasil.

Os dez Colegiados Setoriais de Cultura, instituídos pela portaria de número 32, estão assim distribuídos: colegiados de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Culturas Populares, Dança, Livro, Leitura e Literatura, Memória e Patrimônio, Museus, Música e Teatro. Os Colegiados Setoriais são órgãos de assessoramento à secretaria com a finalidade de analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas para a Cultura. Para elaborar o Plano Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, que pela primeira vez terá a forma de lei, a Secretaria de Estado da Cultura realiza um amplo debate com a sociedade gaúcha.

Para Rosana, a intenção é de se ter uma unidade que represente a diversidade cultural do Estado. “O Plano Estadual de Cultura terá a participação de todos os colegiados e propiciará um mapeamento da diversidade cultural, traçando um planejamento que compreende o período de 2011 a 2023”.

Rosana destaca que a iniciativa é de compreender, valorizar e distribuir melhor as verbas para a cultura no Rio Grande do Sul. “O governo está interessado em ouvir as diferenças e este é um grande passo em prol da cultura”.

Os colegiados foram formalizados em outubro, quando da realização do Seminário Diversidade Cultural – Construindo o Plano Estadual de Cultura, realizado no Foyer do Teatro São Pedro de Porto Alegre.