Mercado de trabalho busca profissionais empreendedores - Unijuí

Mercado de trabalho busca profissionais empreendedores

Tendência mercadológica tem aumentado a procura por cursos como Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação Social

Não bastasse conceitos como Tecnologia e Inovação, o mercado de trabalho segue para um novo rumo de exigências, agora, com o Empreendedorismo. Profissionais com capacidade técnica, relações humanas e criatividade podem não atender mais pré-requisitos do mercado de trabalho. Eles precisam ser empreendedores.

O termo empreendedor é usado para qualificar a pessoa inovadora, que se dedica às atividades de uma organização para a geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. Esta ação pode ocorrer também em seu próprio ou em um novo negócio.

A UNIJUÍ atua com disciplinas voltadas ao empreedendorismo em todos os cursos ofertados, mas em especial os de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação Social. Unidos em um único departamento, o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), de forma estratégica, os professores usam da interdisciplinaridade para despertar nos alunos este espírito empreendedor, tão buscado pelo mercado de trabalho, respeitando as especificidades de cada área.

O curso de Administração volta-se para questões estratégicas organizacionais, apto a diagnosticar problemas, planejar e avaliar, sempre visando o melhor aproveitamento de recursos, seja financeiro, humano ou de materiais, potencializando os resultados da empresa. Em 40 anos de atividades, o curso formou profissionais que empreendem em empresas, inovando e agregando valor aos produtos, e também e egressos que inovaram com suas próprias empresas. O curso de Ciências Contábeis prepara o profissional para o mundo dos negócios, capaz de conceber, implementar e gerenciar sistemas de informação e controles gerenciais. Além disso, o profissional é capacitado para coordenar todo o processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais, necessárias para a tomada de decisões.

Já o curso de Economia, foca na preparação do profissional para analisar e diagnosticar o modo como a sociedade administra os seus recursos financeiros. Dessa forma, ele é preparado para realizar estudos, pareceres, perícias, orçamentos, projetos, planejamentos e análise de investimentos. E o curso de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, orienta acadêmicos quanto a produção criativa de informação nas diferentes mídias, criando marcas e ideias e estreitando relacionamentos de seus públicos.

O Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Luís Kelm, posiciona a Universidade como estratégica para o estímulo de um crescimento econômico na sociedade através do empreendedorismo. Ele acredita que, junto da tecnologia e inovação, defendida pelo atual cenário econômico brasileiro, seja agregado o empreendedorismo: “a região precisa de mais empreendedorismo para poder aproveitar melhor as iniciativas ainda isoladas em inovação e tecnologia. E é a Universidade, o poder público e o meio empresarial, a partir dos atores locais, que podem realizar este crescimento”.

A UNIJUÍ, neste Vestibular de Verão, oferece vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação Social. As inscrições para o Vestibular podem ser feitas no Portal www.unijui.edu.br/vestibular, até o dia 28 de novembro. A prova acontece no dia 04 de dezembro, das 9h às 11h, nos Campi, Núcleo, Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD. Mais informações no 0800 646 7100, para cursos presenciais e 0800 646 0200, para cursos a distância.