Pesquisa aponta falta de profissionais de Engenharias - Unijuí

Pesquisa aponta falta de profissionais de Engenharias

Curso de Engenharia Elétrica na UNIJUÍ Campus Santa Rosa surge para atender demanda do mercado

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), revela que hoje, no Brasil, existem seis engenheiros para cada 100 mil habitantes, enquanto o ideal seria 25 engenheiros para cada grupo de 100 mil pessoas. O dado aponta um déficit de profissionais formados a cada ano no País.

Os dados foram apresentados pelo professor do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Júlio Bolacell. Ele detalha que, no cenário econômico atual, o Brasil espera chegar ao ano de 2020 como a 5ª maior economia do Mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. A perspectiva de crescimento da economia é de 6% ao ano. Este crescimento se dará em grande parte através do setor industrial, o que irá demandar uma quantidade de 100 mil novos engenheiros a cada ano.

Diante deste cenário, universidades de todo o Brasil tem aumento as vagas nestes cursos para atender esta grande demanda do mercado, fato que se estende por todo o País. A UNIJUÍ vem solidificando esta cultura há dois anos, quando implantou o curso de Engenharia Civil em Santa Rosa. E, a partir de 2012, serão 50 novos acadêmicos cursando Engenharia Elétrica, curso novo no Campus.

Em Santa Rosa o curso de Engenharia Elétrica surge com uma trajetória de 20 anos na Universidade, projetando ainda novos investimentos. Serão implantados 16 laboratórios: de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Máquinas Elétricas, Eletrotécnica, Automação e Controle, Laboratório de Simulação Digital, Robótica e Laboratório de Medidas Elétricas. Os acadêmicos têm a oportunidade de realizar estágios, por meio de convênios feitos com empresas do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país, como por exemplo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, do Paraná.

O curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ capacita o profissional para compreender e desenvolver novas tecnologias, trabalhando com todas as formas de energia. O futuro engenheiro terá sólidos conhecimentos nas áreas de eletrônica analógica e digital, acionamentos, máquinas elétricas, automação e controle, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, qualidade de energia, entre outros.

A UNIJUÍ, neste Vestibular de Verão, oferece vagas para o curso de Engenharia Elétrica nos campi Ijuí e Santa Rosa. As inscrições para o Vestibular podem ser feitas no Portal www.unijui.edu.br/vestibular, até o dia 28 de novembro. A prova acontece no dia 04 de dezembro, das 9h às 11h, nos Campi, Núcleo, Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD. Mais informações no 0800 646 7100, para cursos presenciais e 0800 646 0200, para cursos a distância.