Inaugurado o Laboratório de Ensaios Biológicos - Unijuí

Inaugurado o Laboratório de Ensaios Biológicos

Laboratório permitirá desenvolvimento de pesquisas nas áreas biológica e da saúde e formação acadêmico-científica de alunos da graduação
O Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, por meio do Grupo de Pesquisa em Fisiologia- GPeF, inaugurou na quinta-feira, dia 17, o Laboratório de Ensaios Biológicos- LEBIO. Trata-se de um novo ambiente laboratorial, destinado ao desenvolvimento de atividades de pesquisa básica nas áreas biológica e da saúde e à formação acadêmico-científica dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação destas áreas.

O LEBIO encontra-se instalado junto ao Complexo Biociências do Campus Ijuí e apresenta infraestrutura para o desenvolvimento de protocolos experimentais nas áreas de fisiologia, bioquímica e biologia molecular. A aquisição de equipamentos e materiais para o desenvolvimento das atividades está sendo realizada com apoio financeiro do CNPq (Edital CNPq 042-2010), através do projeto “Glutamina e HSP70 como marcadores para o equilíbrio na secreção de insulina: desenvolvimento de um sistema de liberação modificada de glutamina dipeptídeo com propriedades anti-hipoglicemiantes imunomoduladoras e sua aplicação em pacientes diabéticos”.

As atividades do laboratório são coordenadas pelos professores Mirna Stela Ludwig e Thiago Gomes Heck, congregam acadêmicos de diversos cursos de graduação do DCVida e do curso de Educação Física (campi Ijuí e Santa Rosa), alunos egressos da UNIJUÍ e pesquisadores parceiros de outras IES e, contam com o apoio científico do Prof. Dr. Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr, da UFRGS.