Curso de Agronomia da UNIJUÍ é destaque em evento de iniciação científica - Unijuí

Curso de Agronomia da UNIJUÍ é destaque em evento de iniciação científica

Trinta trabalhos foram selecionados para apresentação no Congresso de Iniciação Científica da UFPel, sendo três como destaques do evento
O Grupo de Pesquisa de Sistemas Técnicos de Produção Agropecuária do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ participou do XX Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Os alunos da UNIJUÍ ligados à iniciação científica apresentaram 30 trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as áreas: melhoramento genético de plantas, ecofisiologia vegetal, manejo de solos e de plantas, forrageiras e outros, com interface destas áreas com a Modelagem Matemática.

Dos mais de 400 trabalhos analisados pela Comissão Julgadora neste ano foram selecionadas as 33 pesquisas destaque. Dentre estas, três estudantes de Agronomia da UNIJUÍ foram contemplados com trabalhos destaques: Emílio Ghisleni Arenhardt (Modelos lineares para estimativa da máxima eficiência técnica e econômica de produção no trigo); Ewerton Gewehr (Equações polinomais para estimativa da máxima eficiência técnica e econômica de aveia na produção de grãos; Gabriel Koltermann Battisti (Relações do rendimento e qualidade de grãos de aveia a partir de doses de nitrogênio e sistemas de sucessão como subsídio na melhoria de atributos de interesse à indústria).

A chefe do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ, Sandra Fernandes, destaca a importância da iniciação científica na qualificação da formação profissional. “O destaque dado aos trabalhos no evento traduz a importância e o reconhecimento da pesquisa desenvolvida na UNIJUÍ na área de Ciências Agrárias, estão de parabéns os acadêmicos do curso e o professor orientador José Gonzales da Silva”.

O Congresso foi realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, na Universidade Federal de Pelotas/UFPel e representa o maior evento Acadêmico Científico desta Instituição. Além da XX edição do CIC, também aconteceu simultaneamente a III Mostra de Iniciação Científica. O principal objetivo do evento é a integração de estudantes e professores da graduação, profissionais e pesquisadores desta e de outras instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, nacionais e do exterior debatendo, partilhando experiências e decidindo os novos rumos do fazer acadêmico.