Reitor da UNIJUÍ participa de audiência com a Ministra de Relações Institucionais - Unijuí

Discutir o alongamento das dívidas das instituições comunitárias e a construção de alternativas foram os principais objetivos do encontro
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, participou de uma audiência em Brasília com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na última semana, juntamente com reitores de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O encontro foi pautado pela discussão de alternativas para o alongamento dos processos de endividamento das universidades comunitárias.

Martinho Kelm resumiu a reunião como proveitosa para a construção de alternativas a uma situação comum nas universidades comunitárias. “Estamos construindo um mecanismo para o pagamento dos tributos vencidos por meio de concessão de bolsas de estudo. Para o governo manter um estudante em uma universidade comunitária custa quase a metade do que uma vaga em uma instituição federal. Com a proposta seria possível mais pessoas terem acesso à educação superior e as instituições quitarem seus débitos”, ressalta Kelm.

O reitor salientou que a ministra compreendeu a importância das comunitárias no cenário da educação superior e os motivos que levaram ao endividamento. Foi constituído um grupo de trabalho, composto pela ministra Ideli Salvatti, o Ministro da Educação e o Ministro da Fazenda, que devem formatar uma proposta até o final de 2011 para apresentação à presidente Dilma Roussef.