Acadêmicos da UNIJUÍ conquistam terceiro lugar na Olimpíada Jurídica Nacional - Unijuí

Acadêmicos da UNIJUÍ conquistam terceiro lugar na Olimpíada Jurídica Nacional

De um total de 95 equipes inscritas, alunos do curso de Direito se destacam e ficam na terceira colocação da competição

Os acadêmicos do curso de Direito da UNIJUÍ conquistaram a terceira colocação na Olimpíada Jurídica Nacional. Ana Righi Cenci, Diego Zimmermann, Maria Cristina Lucion e Bruna Siebeneichler participaram da competição que reuniu estudantes de diferentes universidades do país e que teve a prova final no dia 18 de novembro, em Vitória, Espírito Santo, na Faculdade de Direito de Vitória, promotora do evento. Em primeiro lugar, ficou a equipe da Universidade Federal do Ceará, em segundo, a equipe da FDV, em terceiro, a UNIJUÍ, e em quarto lugar, a equipe da PUC de São Paulo.

“A atividade foi muito importante e desafiadora para todos nós: apresentar uma solução jurídica para um problema, ser questionado por uma banca, falar em público em um local totalmente desconhecido. Outro ponto a ser ressaltado foi a acolhida na cidade de Vitória, nos sentimos muito bem lá”, afirma Ana Cenci.

A Olimpíada foi dividida em três etapas; primeira reuniu 95 equipes, classificando vinte equipes para a segunda fase, sendo que os estudantes da UNIJUÍ conquistaram a primeira colocação nesta fase. Foram 30 questões objetivas para serem respondidas, com tempo determinado, todas envolvendo Direitos Humanos, que é a temática de toda a competição.

A segunda fase constitui-se em duas questões discursivas, em forma de parecer jurídico, que tratavam sobre a polêmica pulseira do sexo e o asilo político a Cesare Battisti, dois assuntos atuais e polêmicos, que deveriam ser analisados juridicamente. Nesta fase se classificaram quatro equipes, a da UNIJUÍ, a da Universidade Federal do Ceará, da PUC São Paulo e da Faculdade de Direito de Vitória.

A Olimpíada Jurídica da FDV é uma competição nacional que testa o conhecimento dos alunos sobre tudo que envolve o Direito. Além disso, a atividade desenvolve habilidades importantes como trabalho em grupo, oralidade e argumentação, sendo uma competição direcionada a alunos que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação de Direito de Instituições de Ensino Superior pública ou privada.