ProUni e Fies realizam o sonho da educação superior para inúmeros estudantes - Unijuí

ProUni e Fies realizam o sonho da educação superior para inúmeros estudantes

Os dois programas conseguem colocar na universidade um universo de estudantes que não teriam a chance de fazer um curso superior
“Se eu não tivesse ProUni eu não conseguiria estudar”. A frase da estudante de veterinária Marina Ustra Rosa define bem a realidade de muitos estudantes que frequentam a UNIJUÍ e são beneficiados pelo programa do governo federal, que seleciona os candidatos pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

As estudante Laureani Schuster tem bolsa de 50% do ProUni. “Sem a bolsa eu não teria condições de estudar, pois tenho despesas com pensão, alimentação e outros gastos para a minha manutenção na cidade, já que não sou de Ijuí. Eu estou muito satisfeita com a UNIJUÍ, com o sistema de bolsas e com a infraestrutura oferecida pelo curso de Veterinária”, afirma.

Linessa Ruaro entrou na Universidade com uma bolsa de 50% do ProUni, fez novamente o Enem e se inscreveu no ProUni na categoria aluna e conseguiu 100% depois de ter cursado um semestre com bolsa parcial. “Poucas pessoas sabem desta possibilidade, mas ela é possível e, em muitos casos, é uma chance de se conseguir a bolsa integral”, destaca.

A aluna Diéssica Müller também tem uma forma diferenciada de bolsa: ela conquistou 50% do ProUni os outros 50% são financiados pelo Fies. “Não me encaixei nos pré-requisitos para bolsa total do ProUni, então tentei 50% e o restante consegui financiar pelo Fies”.

Para a estudante Carla Bender, que também tem bolsa 100% ProUni , fazer a prova do Enem é o primeiro passo. “Eu fiz quatro Enem antes de entrar, as pessoas não acreditam que vão conseguir e acabam não fazendo o exame, mas é possível e relativamente fácil, é preciso tentar, e não se necessita de uma média muito alta, minha nota ficou na casa dos 60 e consegui bolsa integral, a questão é fazer o Enem e tentar buscar o financiamento”, orienta Carla.

A UNIJUÍ possui inúmeras bolsas ProUni e também a possibilidade de financiamento pelo Fies. Conheça um pouco mais das duas possibilidades:

O PROUNI - Programa Universidade para Todos é um programa do Ministério da Educação/Governo Federal instituído para cobrir as quotas de Filantropia das Instituições de Ensino Superior não gratuitas, não envolvendo qualquer tipo de repasse financeiro pelo Governo Federal. São oferecidas bolsas de estudos na forma de gratuidade a estudantes brasileiros de baixa renda com aprovação no ENEM no ano anterior, e classificados pelo MEC conforme sua nota no curso de sua escolha. Os tipos de bolsas do ProUni são classificadas em bolsas integrais, que cobrem 100% das mensalidades e são destinadas a estudantes que possuam renda familiar per capita de até 1 ½ salários-mínimos, e bolsas parciais que cobrem 50% das mensalidades, destinadas a estudantes que possuam renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, nos períodos estabelecidos pelo MEC, conforme calendário previamente divulgado, na página eletrônica http://prouniportal.mec.gov.br.

O FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior é um Programa de financiamento do Governo Federal para estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior não gratuitas (cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos avaliativos do MEC), que não tenham condições de arcar com os custos de sua graduação e que tenham realizado a prova do ENEM com aprovação no ano anterior. Os maiores benefícios do FIES ficam por conta da taxa de juros de 3,4% ao ano, do prazo de pagamento que é em três vezes o tempo normal do curso e com início do pagamento após 18 meses da formatura.

Os estudantes que desejarem concorrer ao financiamento deverão realizar a inscrição no site http://sisfiesportal.mec.gov.br e dirigir-se à Central de Atendimento ao Aluno no Campi de seu curso para validar o cadastro e a documentação, e após assinar o contrato com a instituição financeira. Hoje, o FIES é a melhor opção de financiamento para o estudante que ainda não está empregado, pois o permite completar o curso escolhido, se formar e ingressar no mercado de trabalho durante os 18 meses de carência para início dos pagamentos, isso possibilita ao estudante a escolha do curso de seu interesse não mais restringida à condição do pagamento das mensalidades.