Empresários mais otimistas em Santa Rosa - Unijuí

Empresários mais otimistas em Santa Rosa

Pesquisa realizada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev) da UNIJUÍ revela o índice de confiança do empresariado local

Os empresários do setor varejista de Santa Rosa estão mais otimistas, conforme aponta os resultados de um estudo realizado no começo do mês de novembro pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV), vinculado ao Curso de Administração da UNIJUÍ. Conforme a pesquisa, ocorreu um aumento de 4,6 pontos no índice geral de confiança, quando comparado o período de maio à novembro de 2011. Também o estudo revelou confiança para os próximos seis meses.

Foram pesquisadas 173 empresas de Santa Rosa do setor varejista, para avaliar o índice de confiança dos empresários. Conforme o levantamento e análise dos dados das empresas o índice geral de confiança aumentou de 67,8 (maio de 2011) para 72,4 pontos (novembro de 2011).

De acordo com os professores que coordenam o programa, Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan, este aumento pode estar associado a proximidade do Natal, as festas de final de ano, além da elasticidade nos prazos de pagamento, e a entrada do décimo terceiro salário na economia. Avaliando o desempenho dos segmentos estudados observa-se que os setores que registraram maior elevação foram: veículos e peças, bazar, presentes e decorações e combustíveis e lubrificantes.

Sparemberger explica que os resultados mostram otimismo dos empresários do setor varejista de Santa Rosa, pois de um modo geral, espera-se um aumento generalizado no consumo até dezembro de 2011: “contudo, a ameaça do retorno da inflação preocupa toda a sociedade de um modo geral. Diante deste cenário, espera-se que o governo consiga manter sob controle os preços dos produtos de consumo diário”.

Considerando o resultado das questões avaliadas, em novembro de 2011, observa-se que o índice mais baixo está relacionado com a economia brasileira, onde o indicador aponta 50,4 pontos. Resultado semelhante à maio deste ano. Em relação ao setor de atividade o empresário avaliou em 60,4 pontos e em relação a sua própria empresa o índice foi de 68,2 pontos, sendo o indicador mais elevado, o que demonstra confiança do empresário em relação ao seu próprio negócio.

Os setores pesquisados foram: (1) Informática, papelaria; (2) Supermercados e Mercados; (3) Veículos e peças; (4) Bazar, presentes e decorações; (5) Móveis e eletroeletrônicos; (6) Tecidos, vestuário e calçados; (7) Combustíveis e lubrificantes; (8) Farmácias e perfumaria; (9) Matérias de construção, ferragens e elétricos. Os dados foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração e bolsistas do projeto Karin Riedner, Cleber Graef e Vinicius Dorneles. Também colaboraram os bolsistas do Ensino Médio vinculados ao Departamento de Estudos da Administração, Ana Gabriela Scolari e Roberta Loose. Também participa do PROGEV o professor Pedro Luís Büttenbender.

Índice de Confiança do Empresário Varejista de Santa Rosa

ICEV Nov/2011 Maio/ 2011