Nutrição realiza curso com representantes de restaurantes de Ijuí - Unijuí

Nutrição realiza curso com representantes de restaurantes de Ijuí

Aproveitar ao máximo o sabor e nutriente dos alimentos e receber noções de higiene e sanidade foram os principais objetivos

Disponibilizar receitas nutritivas e orientar para as práticas de higiene na manipulação de alimentos foram os principais objetivos de um curso destinado a cozinheiros de restaurantes e de hospitais, realizado no Laboratório de Nutrição, na tarde de quarta-feira, 23.

O evento contou com representantes de restaurantes e também da cozinha do Hospital Bom Pastor que passaram por oito módulos de produção no laboratório de Nutrição, no campus da UNIJUÍ. Em cada um dos módulos os participantes conferiram a realização de uma receita e receberam dicas de higiêne.

A professora coordenadora do Estágio de Vivência Integrado II, componente em que o trabalho foi desenvolvido, Vanderleia Schimanoski, explica que este curso de deu a partir da participação no curso do Sesi Cozinha Brasil e que transformou os estudantes em disseminadores das informações.

As estudantes Aline Bernard e Andressa Burmann explicam que algumas preparações do curso foram reproduzidas, focando na preparação com ingredientes saudáveis e no reaproveitamento de alimentos. “O curso além de trabalhar a questão de alimentos nutritivos e do reaproveitamento de arroz, por exemplo, que sempre tem sobra, foca bastante nas atitudes de higiene na manipulação. Se ensina por exemplo como congelar a carne, como utilizar o uniforme, que o uso de luvas poder ser um risco bem maior do que as mãos”, detalham as alunas.

Brigadeiro de mandioca, branquinho com arroz, torta de banana e tabule com arroz integral foram algumas das receitas que integraram a programação, mostrando que sabor pode vir da mais diferente mistura.