8º Comerco reúne programação científica, palestras, relatos de experiências e cursos - Unijuí

Evento reúne professores e pesquisadores da área da Educação Física do Mercosul para troca de experiências

O 8º Comerco (Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida) prossegue até domingo no Campus Ijuí com intensa programação científica, com palestras, apresentações de trabalho de pesquisas e de relatos de experiência.

A palestra de abertura do evento foi realizada pelo professor e pesquisador Valter Bracht, doutor em Educação Física pela Universität Oldenburg (Alemanha) e professor titular do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES), com o tema “Educação Física no Brasil na primeira década do Século 21: balanço e perspectivas”.

Bracht lembrou que esteve presente no 1º Comerco. Ele definiu a educação física como prática social que acompanha as mudanças societárias. O professor traçou uma linha do tempo das mudanças da educação física e elencou os desafios da prática frente as modificações do contexto social em que se vive. “Embora nossa atenção, como profissionais ligados à Educação Física, esteja mais voltada para a cultura corporal ou de movimento num sentido restrito, para compreender as mudanças que se operam nesse âmbito é preciso analisar também o percurso da “história do corpo”.

Para o professor a demanda de desafio para os profissionais da área são muitas. “As propostas pedagógicas progressistas em EF deparam com desafios de várias ordens: desde questões relativas à sua implementação, ou seja, de como fazer com que sejam incorporadas pela prática pedagógica nas escolas, até questões mais teóricas que dizem respeito, por exemplo, às suas bases epistemológicas. Se estamos num momento de transição na cultura ocidental – caminhando para uma cultura pós-moderna –, estamos num campo bastante complexo, indefinido, que não admite simplificações – e que por isso mesmo se coloca como desafio”.

Nos dias 25, 26 e 27, nos turnos da manhã, tarde e noite, serão oferecidos cursos e palestras aos inscritos, além de apresentações de trabalhos científicos e apresentações artísticas. O encerramento do evento acontece no domingo, com almoço e apresentações artísticas. O Comerco é uma promoção da UNIJUÍ, Curso de Educação Física e Núcleo de Eventos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da 36ª CRE, Secretaria Municipal de Educação, Diretório Central dos Estudantes e Sociedade Recreativa Ijuí.