Curso de Nutrição realiza viagem de estudos na região da Quarta Colônia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição realiza viagem de estudos na região da Quarta Colônia

Oportunidades de desenvolvimento rural através da gastronomia, turismo e atividades agroindustriais foram foco do estudo


Alunos do curso de Nutrição da UNIJUÍ, acompanhados das professoras Tania Bellé e Vanderlea Schimanoski, realizaram uma viagem de estudos na região da Quarta Colônia, rota turística gastronômica, nos municípios de Silveira Martins, Vale Vêneto e São João do Polêsine. A atividade integrou proposta de estudo nos componentes de Tópicos Inovadores em Nutrição, Higiene dos Alimentos e Estágio de Vivência Integrada em Nutrição II.

A atividade teve como objetivo reconhecer, neste espaço, oportunidades de desenvolvimento rural, através da preservação cultural por meio da gastronomia, do turismo e de atividades agroindustriais, que vêm se fortalecendo através da implantação de ferramentas de qualidade que os coloca em legalidade perante as legislações vigentes. Segundo as professoras, desta forma estas atividades acabam se tornando uma nova alternativa de renda para empreendedores rurais, através da comercialização de seus produtos e da valorização da cultura local.

A viagem de estudos também foi marcada por visitas ao Moinho de Pedra, Cachaçaria Moro, Restaurante Val de Buia e a agroindústrias de massas, embutidos e produtos de banana.

Na avaliação do acadêmico Vitor Buss, a viagem de estudos à Quarta Colônia, deu luz às discussões sobre empreendimento feitas em sala de aula, possibilitando a visualização, na prática, dos processos de marketing e negócios. “As alternativas daquela região em investir em suas agroindústrias, bem como no turismo, criaram uma rota gastronômica muito interessante, além de nos instigar, enquanto acadêmicos, sobre o quão empreendedores e flexíveis somos e que alternativas teremos que buscar no futuro, para entrar e fixar-se no mercado de trabalho”.

Já a acadêmica Laisa Dalla Roza destacou que a visita propiciou vivenciar o empreendedorismo dos trabalhadores, o orgulho que estes têm de seu trabalho e dos produtos que desenvolvem. “Foi uma oportunidade para conhecer o espaço de trabalho, a trajetória e os desafios destes empreendedores que procuram sempre a inovação para tornar seu produto um diferencial no mercado”. A acadêmica Tanise Dalla Rosa também avaliou positivamente a atividade, destacando que “a viagem proporcionou conhecer um pouco mais da história da colonização do Estado e as formas artesanais de produção trazidas por estes imigrantes, que aprenderam com seus pais e avós, e ainda as preservam, sendo um diferencial da região central do estado”.



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.