Clínica de Psicologia completa cinco anos de atendimento em Santa Rosa - Unijuí

Clínica de Psicologia completa cinco anos de atendimento em Santa Rosa

Estrutura presta serviços para a comunidade regional e serve como escola para acadêmicos da Universidade

A Clínica de Psicologia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa completou cinco anos de atendimento no município. A instituição recebe a população da região em atendimento psicológico desde setembro de 2006, e é um local de prática profissional dos acadêmicos do curso.

A Clínica, enquanto escola, proporciona a formação profissional e ética do acadêmico no âmbito da psicologia clínica, bem como por seu caráter clínico acolhe a demanda de tratamento psicológica da comunidade. Neste espaço, o psicólogo-estagiário irá desenvolver de forma singular seus atendimentos, embora seja supervisionado pelos professores supervisores. A instituição oferece atendimento psicológico para toda a população que, por algum motivo de sofrimento psíquico, procura o serviço.

O espaço possui duas salas de atendimento infantil - com caixas de areia, brinquedos e jogos - e três salas de atendimento para adultos. O atendimento é individual, e tem por referencial teórico a teoria psicanalítica. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e o encaminhamento geralmente é feito por médicos e escolas. Mas um grande número de pessoas busca o trabalho da clínica por determinação própria.

Elisa Cristina Bühner, acadêmica do curso de Psicologia no ano de 2006 escreve em uma publicação da Universidade que o paciente parece ver na figura do seu psicólogo aquele que detém a solução para todos os seus problemas e a “chave mágica” que abre a porta do caminho para a felicidade: “essa é uma típica visão do que circula no senso comum acerca da imagem do psicólogo. A nós profissionais referendados pela ética da Psicanálise, entretanto, cabe não responder deste lugar que o paciente demanda uma resposta, não lhe fazendo nenhuma falsa promessa de “felicidade”. Nós temos um compromisso ético com o nosso fazer clínico; e a ética da psicanálise está comprometida com o desejo do sujeito que busca tratamento”.

Atuam na clínica hoje 12 estagiários, um extensionista e os professores supervisores, que junto com um estagiário representante do grupo de estagiários compõem o Conselho da Clinica. Atualmente a Clinica de Psicologia da UNIJUÍ está sendo coordenada pela professora supervisora, Tania Maria de Souza. Os demais professores supervisores são: Ana Dias, Angela Drűgg Cristian Giles, Gustavo Brun, Iris Campos, Kenia Freire, Nilson Heidmann e Ubirajara Cardoso. A extensionista é Letícia Lima, e as estagiárias Ana Paula Paz, Daiane Berwanger, Daniela Maria Schuh, Eliane Klein, Karina Führ, Laura Luiza Lorenset, Marciéli Issler Machado, Maria Renata da Cruz, Morgana Justen, Nair Heimerdinger, Patrícia Servo e Tamara Fim.

A Clínica realiza em média 180 atendimentos por mês. No mês de novembro um evento reuniu acadêmicos e profissionais de Psicologia: ‘Falas da Clínica’. Este evento foi organizado pelos estagiários e as palestras foram proferidas pelos mesmos, que debateram temas emergentes desta profissão e originadas de sua escuta no trabalho clinico. A atividade ocorreu no Campus da UNIJUÍ.