Participação em eventos científicos foi uma das marcas do Curso de Enfermagem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Participação em eventos científicos foi uma das marcas do Curso de Enfermagem

Curso investiu significativamente na iniciação científica ao longo deste ano, participando de eventos nacionais e internacionais
A UNIJUÍ investe na iniciação científica de alunos de graduação e no fortalecimento dos projetos de pesquisa de docentes, incentivando a cooperação científica. Neste sentido, o Curso de Enfermagem está encerrando o ano de 2011 com uma participação significativa em eventos científicos nacionais e internacionais, que se constituem em importantes espaços para a qualificação e a troca de experiências.

O Curso de Enfermagem esteve representado, no decorrer do ano, em vários eventos de pesquisa, pela acadêmica Bárbara Letícia Dudel Mayer e sua orientadora, Eniva Miladi Fernandes Stumm. A docente coordena a pesquisa “Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de nefrologia da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul”, da qual Bárbara é bolsista PIBIC.

A acadêmica, com o apoio das demais colegas Cilene Loro Patat, Ana Paula Krüger, Daiana Coitinho e Liamara Denise Ubessi, bolsistas voluntárias, participou, como congressista e apresentadora, de vários trabalhos científicos, a maioria resultante do trabalho iniciado no ano de 2010, referente à pesquisa institucional.


ISMA 2011

No mês de junho, Bárbara Mayer e Cilene Patat participaram do Congresso Internacional da ISMA 2011 - Trabalho, Stress e Saúde: riscos psicossociais, da teoria à ação, em Porto Alegre e apresentaram trabalhos completos, orais. Também participaram do evento a egressa do curso de Enfermagem, Eliane Rieth, além de Ana Claudia Cielo e Raquel Kohler Dal Ri, egressas do curso de Nutrição, com apresentação de trabalhos. A professora Eniva Stumm integra a comissão científica do evento e também apresentou um trabalho. Foram apresentados quatro trabalhos completos, na modalidade oral, um resumo oral e dois trabalhos em pôster.

Eliane Raquel Rieth Benetti, Ana Claudia Cielo e Raquel Kohler Dal Ri igualmente apresentaram trabalhos orais e pôsters. Estiveram presentes a professora Rosane Maria Kirchner, da CESNORS-UFSM, pesquisadora coordenadora da pesquisa multicêntrica e Ana Faidellis, da Unipampa. Representando o grupo de pesquisa sobre Stress e Burnout, da UFSM, do qual a professora Eniva é integrante, apresentaram trabalhos Eliane Rieh, Rodrigo Marques da Silva, Raquel Einloft Kleinübing, Karine Poerschke Leal, Raquel Soares Kirchhof. Karine Poerschke Leal e Maria Elaine de Oliveira Bolzan.

O Congresso da ISMA é mundialmente conhecido e tem como foco central o Stress e a Qualidade de Vida no Trabalho. Neste ano, dentre os palestrantes presentes, pela primeira vez no Brasil, o psicólogo Eusebio Rial González, chefe do Observatório de Risco da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, responsável por identificar ameaças emergentes à saúde do trabalhador e concretizar medidas preventivas. O desembargador Eladio Lecey e o juiz do trabalho Ricardo Carvalho Fraga abordaram questões sobre dano moral, meio ambiente, sustentabilidade, saúde e trabalho.

O referido evento foi avaliado pelas participantes como importante para o crescimento acadêmico e pessoal, cientes de que a Enfermagem, gradativamente, se insere em diferentes espaços de discussão que envolvem a saúde e a gestão, bem como em pesquisas que avaliam a Qualidade de Vida das pessoas, em diferentes contextos de trabalho, aspectos que interferem na percepção e na avaliação da Qualidade de Vida.


63ª Reunião Anual da SBPC

Também, o Curso de Enfermagem esteve representado na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu de 10 a 15 de julho, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País, realizado desde 1948, importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T. O trabalho apresentado foi classificado em segundo lugar na UNIJUÍ e Barbara recebeu apoio fincanceiro para participar do evento.

Bárbara apresentou uma síntese da pesquisa: “Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma Unidade de Nefrologia da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul” (Rosane Maria Kirchner, Laura de Azevedo Guido, Dulce Aparecida Barbosa, Rosane Conceição Gonçalves Mastella, Eniva Miladi Fernandes Stumm). A acadêmica descreve que participar deste evento foi gratificante, visto que a Reunião Anual da SBPC deste ano teve como tema central: “Cerrado: água, alimento e energia”, e envolveu diversas atividades tais como conferências, simpósios, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais, encontros, assembléias e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

Concomitantemente, também estavam sendo realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). A acadêmica descreve que estes são espaços de discussão, trocas de experiência, reconhecimento, aprendizagem, cultura, visto que envolvia a participação de pessoas e representantes do País inteiro e de todas as áreas de formação e conhecimento.


Congresso de Nefrologia

No mês de setembro, Bárbara, juntamente com a professora Eniva e a bolsista voluntária Francine Fritch, representaram o Curso de Enfermagem no XIII Congresso Paulista de Enfermagem em Nefrologia, na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo/SP. Na oportunidade apresentaram o trabalho: “Atividades físicas, de lazer e avaliação da saúde na ótica de usuários em hemodiálise” (Francine Ribas Fritsch, Bárbara Letícia Dudel Mayer, Ana Paula Kruger, Daiana Coitinho, Liamara Denise Ubessi, Eniva Miladi Fernandes Stumm, Laura de Azevedo Guido e Dulce Aparecida Barbosa).

Este congresso teve como proposição a apropriação do conceito de sustentabilidade em saúde aplicado à Nefrologia, acreditando que somente por meio do empoderamento do profissional de Enfermagem é que será assegurado a autonomia produtiva em saúde das gerações futuras, de maneira a garantir níveis de excelência no cuidado ao paciente com doença renal. As acadêmicas, juntamente com a orientadora, descrevem a importância de participar de eventos específicos da área da pesquisa, espaços importantes de troca de conhecimento, de divulgação dos resultados obtidos com a pesquisa e de diversidade quanto ao tema, visto que cada trabalho apresentado avaliava uma determinada especificidade da doença.


Salão UFRGS

Em outubro, Bárbara participou do Salão UFRGS 2011 - Formação, Conhecimento e Inovação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Neste, a estudante apresentou o trabalho: “Análise da qualidade de vida de usuários em hemodiálise” (Bárbara Letícia Dudel Mayer, Eniva Miladi Fernandes Stumm). O referido evento teve como foco principal um espaço para divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos de graduação da UFRGS e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), e envolveu a integração dos salões de Iniciação Científica, Ensino, Extensão, UFRGS Jovem e de Relações Internacionais, as Feiras de Iniciação à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico (FINOVA), de Ensino e Popularização da Ciência (FEPOP) e de Consciência Ambiental: Arroio Dilúvio. Assim como teve apresentações de trabalhos e pôsteres, painéis, oficinas, espaços lúdicos, exposições, encontros e mostras interativas.

A acadêmica avalia este evento, igualmente, em relação aos demais, como produtivo, permitiu trocas de idéias, propiciou espaços para discussão e envolveu muita cultura. O trabalho apresentado pela acadêmica foi avaliado sob duas formas: em poster e oral, por uma banca de três professoras, Doutoras em Enfermagem. A estudante pontua que esta forma de apresentação de trabalhos qualifica e, principalmente, reconhece o esforço do acadêmico frente à pesquisa, a escrita e a participação no evento.

As docentes, integrantes da banca, parabenizaram a UNIJUÍ por estar desenvolvendo pesquisas, por incentivar seus alunos a participar de pesquisas e por divulgar os resultados em eventos. Elogiaram os autores pela construção, bem como a apresentação. Bárbara manifesta ter se sentido feliz por representar o Curso de Enfermagem e a Universidade nesses espaços, pela oportunidade de ser bolsista PIBIC/UNIJUÍ e por ter o apoio da instituição, da sua orientadora e coordenadora da pesquisa. “Com certeza, essa é uma oportunidade que qualifica minha formação”.


Congresso de Oncologia

No mês de outubro, em Gramado, foi realizado o XVII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. A programação científica foi ampla, aliada a vários cursos pré-congresso, mesas-redondas, simpósios, conferências, apresentação de temas livres e sessão de pôsteres. Nesse espaço, mais uma vez a Enfermagem da UNIJUÍ esteve presente com duas docentes, Eniva e Adriane, as estudantes bolsistas Guerli, Bárbara e Ana Paula. Alem dessas, participaram as egressas Eliane Rieth Benetti e Rosane Zavatski. A professora Eniva foi convidada e palestrou sobre vivências de uma equipe de enfermagem que atua no CACON em Passo Fundo-RS no cuidado de enfermagem à pacientes com câncer. Todas apresentaram trabalhos científicos, resultantes de pesquisas realizadas na Universidade direcionadas à assistência a indivíduos com câncer.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.