Secretário apresenta o Programa Estadual do Leite - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Secretário apresenta o Programa Estadual do Leite

Projeto Cocap teve convênio assinado durante Seminário Internacional realizado neste ano na UNIJUÍ (foto). Ivar Pavan irá debater a cadeia do leite em Ijuí
O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do governo do Estado, Ivar Pavan, estará na UNIJUÍ nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 13h45, no auditório da Sede Acadêmica,a partir de uma ação do Coesão Social através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Países do Mercosul – Cocap que conta com o apoio do Corede Noroeste Colonial. O secretário e sua equipe de governo serão recepcionados pelo Reitor Martinho Kelm e pelo Presidente do Corede Norc, Gilmar Bedin e os debates iniciam em torno de informações sobre a metodologia aplicada em situações de desenvolvimento, com produtores de leite, no norte da Itália, e seguem com a apresentação do Secretário sobre o Programa Estadual do Leite, para ouvir e debater demandas político-econômicas. Também está na pauta do encontro a apresentação do Projeto Cocap e as ações previstas para serem desenvolvidas no âmbito do Projeto e o evento é aberto ao público.

A UNIJUÍ atua diretamente na efetivação do projeto Coesão Social através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Países do Mercosul – Cocap e a consolidação do projeto acontece em duas importantes linhas: o apoio do governo do Estado e a interação com os Coredes; e a consolidação de uma rede de pesquisa tendo como temática a cadeia produtiva do leite.

A especialista no projeto, Lucinéia Woitchunas, ressalta que este ano o governo do Estado deu maior ênfase ao projeto e a vinda do Secretário é um passo importante para a discussão da cadeia produtiva do leite. “No primeiro ano o Cocap realizou a formação de parcerias, entre elas produtores, pequenas cooperativas, Prefeitura Municipal de Ijuí, Emater e outras entidades ligadas ao setor lácteo. Foi o momento de mobilização. A realização do Seminário Internacional em julho deste ano foi o momento de consolidação, quando aconteceu a assinatura do convênio entre representantes do projeto da região de Vêneto, Itália, com a UNIJUÍ, que sedia a Usina de Ideias e o Laboratório de Projetos. Agora vem o fortalecimento das ações do governo do Estado, que assumiu o Cocap como algo que precisa de incentivo e apoio, bem como a rede de pesquisa formada por professores da UNIJUÍ, especialmente do Mestrado em Desenvolvimento”, destaca a especialista.

O professor Daniel Cenci, especialista do projeto Cocap, afirma que o desenvolvimento da pesquisa é fundamental para o projeto e ampliara a visão e a atuação, especialmente junto a pequenos produtores, pequenas agroindústrias e cooperativas. “No segmento pequenos há bons financiamentos, mas as informações nem sempre são articuladas, e será possível fomentar não só a produção como também o processamento de leite em qualquer das etapas, desde a produção, ao consumo final”. Neste sentido, oficinas de esclarecimentos sobre recursos para investimentos serão realizadas pelo BRDE ainda esse ano. O professor adiantou que a pesquisa será operacionalizada pelo Mestrado e prevê a aplicação de um questionário sobre a medição do capital social para obter mais dados sobre a realidade da região. “O projeto buscará a aproximação dos atores da cadeia do leite, promovendo coesão social que é o objetivo principal do Cocap”.

O que é o Cocap
O objetivo geral é reforçar a coesão social em três países do MERCOSUL - Argentina, Brasil, Paraguai – por meio de melhoria competitiva das cadeias produtivas. Para este efeito, são realizadas atividades para estimular e melhorar a agregação de Pequenas e Médias Empresas e suas relações com o sistema local, através da investigação, formação e projetos comuns.

Os beneficiários finais são as comunidades locais ligadas às cadeias produtivas em cada uma das regiões, nas quais os benefícios se estendem indiretamente a toda a sociedade, mesmo àqueles não ligados às cadeias.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.