Pastagens e produção de leite foram temas do Dia de Campo realizado no IRDER - Unijuí

Pastagens e produção de leite foram temas do Dia de Campo realizado no IRDER

Técnicos, produtores, parceiros e público em geral participaram da discussão em Augusto Pestana

O IRDER (Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado no município de Augusto Pestana) realizou o terceiro Dia de Campo, como parte das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ no âmbito de três projetos de pesquisa em que têm participação: Produção de forragem e qualidade do solo em pastagens perenes de verão sobressemeadas com forrageiras hibernais e sob formas de utilização, financiado pelo CNPq; Sistemas forrageiros irrigados para a produção leite no Noroeste do Rio Grande do Sul, apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS; e Programa em rede de Pesquisa-Desenvolvimento em sistemas de produção com pecuária de leite no Noroeste do Rio Grande do Sul (Rede Leite). Foi realizado em novembro.

As atividades do dia de campo envolveram a participação de aproximadamente 140 pessoas, entre técnicos e produtores parceiros no Programa Rede Leite e público em geral de localidades próximas ao município de Ijuí.

O Dia de Campo tratou de temas que envolvem os sistemas de produção mais frequentes no Rio Grande do Sul. Nele foram abordados aspectos sobre a diversificação de pastagens de inverno com leguminosas, sobressemeadura de Tifton 85, produção de leite de qualidade, adubação e cultivares de azevém e raças bovinas para a produção de leite. irrigação e implantação de Tifton 85.

Pela manhã os participantes puderam visitar três unidades experimentais: uma avaliando formas de utilização das pastagens de Tifton 85 e desempenho de consórcios forrageiros de inverno sobressemeados nestas pastagens; outra avaliando adubação nitrogenada e cultivares de Azevém; e, por fim, os participantes puderam obter conhecimentos sobre os cuidados necessários para a produção de leite de qualidade.

À tarde, os participantes puderam visitar três unidades experimentais: uma demonstrando formas de implantação, correção de solo pré plantio e manejo pós plantio de pastagem de Tifton 85 sob irrigação; outra demonstrando características das raças bovinas para produção de leite, tendo este como enfoque nos diferentes manejos e respostas dos diferentes rebanhos; e, concluindo, os participantes puderam observar o desenvolvimento e a importância do uso de leguminosas forrageiras de inverno (com enfoque nos trevos vesiculoso e branco).

A organização do dia de campo coube a UNIJUÍ, com essencial apoio da EMBRAPA – Centro de Pesquisa Pecuária Sul e da Emater/RS-Ascar, parceiras fundamentais das atividades no âmbito do Programa REDE LEITE. Além destas, o Dia de Campo contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades foram orientadas por professores, funcionários e alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária da UNIJUÍ, Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, do Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria.

Rede Leite – Fazem parte do programa Rede Leite nove instituições, Emater/RS-Ascar, Embrapa pecuária Sul, UNIJUI, Embrapa Clima Temperado, Instituto Federal Farroupilha – campus de Santo Augusto, Fepagro, Unicruz, Cooperfamiliar e Agel.