Acadêmicos e professores da UTN visitam a UNIJUÍ - Unijuí

Acadêmicos e professores da UTN visitam a UNIJUÍ

Comitiva da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Buenos Aires, passa por Santa Rosa, São Miguel das Missões, Ijuí e Panambi, até quinta-feira

Acadêmicos e professores de cursos de Engenharia, da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Buenos Aires, Argentina, estão na região para atividades de um intercâmbio cultural e tecnológico. A comitiva chegou no domingo em Ijuí, e na manhã de segunda-feira se deslocou para Santa Rosa, onde começaram as atividades da viagem.

Durante a manhã o grupo foi recepcionado no Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa. Em um evento debateram sobre o intercâmbio entre as universidades e conheceram o cenário econômico e de desenvolvimento da região Noroeste do Rio Grande do Sul, e conheceram também ações de integração do Brasil com países vizinhos. Os temas foram abordados pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, e pelo coordenador deste intercâmbio, professor do curso de Administração da UNIJUÍ Dieter Siedenberg.

Durante a tarde o grupo seguiu em visita à AGCO, empresa que fabrica colheitadeiras para exportação, em Santa Rosa. E a noite seguiu para a cidade de São Miguel das Missões, onde assistiram ao espetáculo ‘Som e Luz’, nas Ruínas de São Miguel.

Dieter revela que as atividades de intercâmbio entre as universidades surgiram há seis anos, e a cada atividade em conjunto, tem se consolidado, com o objetivo principal de trocar experiências acadêmicas e tecnológicas, que contribuem para o desenvolvimento das regiões onde ambas universidades estão inseridas. Acompanhou a comitiva em Santa Rosa os professores do curso de Engenharia Civil Boris Casanova Sokolovicz, Fernando Wypyszynski e Raquel Kohler; o professor do curso de Engenharia Elétrica Raul Eduardo Fernandez Sales; e o professor do curso de Administração Martin Ledermann. O professor da UTN Fernando Gache lidera o grupo argentino.

A viagem do grupo segue nesta terça-feira em Ijuí, onde, até quarta-feira, realizam visitas em usinas hidrelétricas, laboratórios da UNIJUÍ e debates acadêmicos, sobre pesquisas e projetos desenvolvidos nas duas universidades. Jogos de integração também estão programados. A viagem encerra na quinta-feira, com visita em indústrias de Panambi e Campus da UNIJUÍ no mesmo município.