Especialização em Nutrição Clínica qualifica profissionais inseridos no mercado de trabalho - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Especialização em Nutrição Clínica qualifica profissionais inseridos no mercado de trabalho

Alunos da terceira edição do curso, desenvolvido pela UNIJUÍ, elaboraram preparações especiais no encerramento das aulas teóricas




Aconteceu na última sexta-feira, 02, o encerramento das aulas teóricas do Curso de Especialização em Nutrição Clínica, que está em sua terceira edição, numa coordenação do Departamento de Ciências da Vida (DCVIDA), da UNIJUÍ. O curso conta com a participação de 16 nutricionistas, dentre egressas da UNIJUÍ e de outras instituições de ensino, que buscaram se especializar para a docência, a pesquisa e serviços na área de Nutrição clínica. Na sexta-feira, o grupo participou de uma aula prática, no Laboratório de Nutrição, para a elaboração de preparações específicas, voltadas a públicos com diferentes patologias.

Conforme explica a professora Adriane Huth, coordenadora da especialização, o objetivo do curso foi capacitar profissionais nutricionistas a atender públicos com diferentes patologias, tais como diabetes, doenças auto-imunes, intolerâncias alimentares tais como a do glúten, colesterol, bem como dietas hipocalóricas, por exemplo, para pessoas que precisam reduzir o peso. As nutricionistas, em processo de especialização, já atuam em diferentes instituições, tais como hospitais, clínicas e secretarias municipais, neste caso, nas áreas de merenda escolar e saúde coletiva.

A atividade prática realizada no Laboratório de Nutrição contou com a presença do chef André Sartori, especialista em Gastronomia, que forneceu orientações às alunas sobre mudanças na elaboração das receitas, sabores e também sugestões de apresentação dos pratos. André Sartori já orientou outras atividades práticas do Curso de Nutrição, a exemplo das semanas acadêmicas, orientando sobre a utilização de ingredientes e apresentação dos pratos. O desafio proposto às alunas do Curso de Especialização foi de criar diferentes preparações, considerando algum tipo de indicação (para uma ou mais patologias), e que ao mesmo tempo fossem saborosas e bem elaboradas.

O grupo de Lígia Copelo da Rocha, egressa da UNIJUÍ e hoje nutricionista em São Borja, se esmerou em preparar quatro pratos diferentes: um salmão ao molho de laranja, um arroz integral com legumes, uma sala de frutas e um bolo integral, tendo, como foco, atender pacientes com doenças cardiovasculares e diabetes. Além de atuar como nutricionista no consultório, Lígia trabalha no Centro de Formação Teresa Verzeri, de São Borja, que atende cerca de 200 crianças, desenvolvendo atividades no turno inverso ao da escola. Há pouco mais de um ano atuando como profissional da área, Lígia conta que são inúmeros os casos de pacientes atendidos em seu consultório que são portadores de alguma patologia, dentre as quais se destacam doenças cardiovasculares e diabetes, o que despertou, nela, a necessidade de capacitação na área da Nutrição Clínica.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.