Progev realiza cursos para colaboradores de cooperativa - Unijuí

Progev realiza cursos para colaboradores de cooperativa

Programa de Extensão em Gestão de Varejo da UNIJUÍ qualifica trabalhadores de rede de supermercados da Cotrirosa

Colaboradores da Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa) participaram de um curso de qualificação na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Eles integram uma rede de supermercados da cooperativa, e tiveram aulas com professores do curso de Administração da UNIJUÍ Arisoto Sparemberger e Luciano Zamberlan. Eles coordenam o Programa de Extensão em Gestão de Varejo (Progev), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) da Universidade.

As atividades foram realizadas no Campus Santa Rosa, no mês de novembro. Com duração de 16 horas, o curso contou com a presença de aproximadamente 170 colaboradores. Para a Universidade, as atividades possibilitam a socialização de conhecimento teórico, resultados de pesquisa, e a possibilidade de trocar experiências práticas entre os atores envolvidos no processo. Para os colaboradores, significou uma oportunidade de apropriar-se de novos conhecimentos com vistas na melhoria contínua das atividades desenvolvidas nos supermercados. Dois temas foram abordados: atendimento e relacionamento com clientes e merchandising.

‘Atendimento e relacionamento com os clientes’ foi o tema abordado pelo professor Ariosto Sparemberger, que na oportunidade destacou a importância na prestação de um atendimento de qualidade com vistas a fidelização do cliente. Para isto, principalmente no ramo de supermercados é necessário o desenvolvimento de várias habilidades e atitudes dos colaboradores que possam resultar na satisfação total dos consumidores.

O professor Luciano Zamberlan abordou o tema ‘Merchandising’, destacando a importância da gestão do ponto de venda e da prestação de serviços para o setor supermercadista. Discutiu-se ainda de que maneira aspectos como fachada, layout, equipamentos e exposição de mercadorias podem influenciar o comportamento de compra dos clientes.

Os professores destacam a importância da parceria e das ações qualificadas: “estratégias desta natureza proporcionam benefícios para as instituições envolvidas”. Esta parceria entre o Projeto de Extensão e a rede de Supermercados da Cotrirosa já resultou na Publicação de um livro sobre vendas, que serviu de base para o desenvolvimento dos cursos de qualificação. O curso foi acompanhado pelos Dirigentes da Cooperativa e também pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Professor Pedro Luís Büttenbender.