UNIJUÍ realiza 1º Seminário Interno das Licenciaturas - Unijuí

UNIJUÍ realiza 1º Seminário Interno das Licenciaturas

Evento reuniu coordenadores e demais interessados na temática, para discutir alternativas para os cursos de licenciatura

Na manhã desta terça-feira, a UNIJUÍ realizou o 1º Seminário Interno das Licenciaturas, com o tema “A formação do professor da Educação Básica. Estiveram presentes o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, além de coordenadores de colegiado de curso de graduação em licenciatura, professores que atuam nesses cursos e demais interessados na temática.

O Reitor Martinho Kelm salientou que o evento visa discutir alternativas para os cursos de licenciatura, problematizando a temática. A Reitoria entende que deve incentivar as discussões, mas que os envolvidos diretamente devem propor alternativas.

Já a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, entende que a discussão que inicia com este evento deve sistematizar todo o movimento que os cursos já fazem desde 2005, nas perspectivas de atualizar currículos; rever Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos; sua interação com a Educação Básica; a política na formação de professores; a atuação na EaD. Para ela, o ano de 2012 deve ter como pauta de trabalho discutir quais são as perspectivas para os cursos de licenciatura sem, necessariamente, discutir quantos ou quais cursos. Este evento dirá quais os próximos passos a serem dados em relação à temática abordada.

Os coordenadores de curso de licenciatura apresentaram a discussão realizada com seus pares, a partir de quatro questões norteadoras.

1. Considerando a política do Governo Federal, com a expansão da oferta em diferentes cursos de licenciaturas, o que a UNIJUÍ oferece que justifica a manutenção da formação de professores nesta Universidade?
2. O que precisamos oferecer nos diferentes cursos de licenciaturas para fazermos a diferença na sociedade em relação à Formação de Professores?
3. Como entendemos a formação dos professores da Educação Básica, considerando as diferentes áreas?
4. Como caracterizamos cada curso de licenciatura considerando a Formação Específica, as Práticas de Ensino e os Estágios Curriculares? Quais são os diferenciais e as convergências entre nossos cursos.

Apresentaram suas discussões e sugestões os cursos de licenciatura em Química, Letras, Filosofia, Artes Visuais, Educação Física, Matemática, Sociologia, Pedagogia, História, Física e Biologia.

A partir das apresentações e discussões, a Vice-Reitora de Graduação, como encaminhamentos, falou da necessidade de estabelecer uma agenda de trabalho para 2012. Para iniciar os trabalhos no próximo ano ficou definido que a sistematização deste Seminário será encaminhada aos coordenadores de curso e professores dos cursos de licenciatura na primeira quinzena de janeiro. O grupo irá se reunir na segunda quinzena de março para definir e organizar a pauta das discussões e encaminhamentos.