Mestrado em Direitos Humanos será ofertado pela UNIJUÍ em 2012 - Unijuí

Mestrado em Direitos Humanos será ofertado pela UNIJUÍ em 2012

Este será o quarto programa de Mestrado oferecido pela Universidade. Processo de seleção está sendo organizado
A UNIJUÍ encerra o ano de 2011 com uma grande conquista: a aprovação, por parte da Capes, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos. Este será o quarto programa de Mestrado oferecido pela Universidade, que já disponibiliza programas nas áreas do Desenvolvimento, Modelagem Matemática e Educação nas Ciências. O novo Programa de Mestrado será ofertado a partir de 2012.

Serão 16 vagas anuais, destinadas a profissionais formados em Ciências Humanas e Sociais. O edital de seleção será divulgado em breve e as aulas têm previsão de início no final do mês de março.

O curso de mestrado está vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais. A proposta do Programa teve origem no Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Desenvolvimento (criado em 2001) e na área de concentração Direitos Humanos e Desenvolvimento, do Mestrado em Desenvolvimento, ofertado pela UNIJUÍ desde o ano de 2002. O programa reúne um corpo docente composto por doutores titulados em diversas instituições.

A área de concentração será em Direitos Humanos, e as linhas de pesquisa serão Estado, Cidadania e Direitos Humanos; e Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, destaca que, no ano em que a UNIJUÍ comemora os 25 anos do Curso de Direito, a aprovação do mestrado em Direitos Humanos vem consolidar a área na instituição e reconhecer o trabalho de um grupo de pesquisa que iniciou sua trajetória em 2001, junto ao Mestrado em Desenvolvimento. “A maturidade científica construída e acumulada ao longo destes anos com participação de alunos de iniciação científica, alunos do mestrado e docentes pesquisadores é reconhecida pelos órgãos externos de avaliação que regulam o ensino superior no Brasil. Para a UNIJUÍ é motivo de comemoração esta conquista e reafirma o compromisso da instituição com a qualidade e excelência no ensino, na pesquisa e extensão do oferece a comunidade regional”.