Comitiva argentina visita Usinas Hidrelétricas em Ijuí - Unijuí

Comitiva argentina visita Usinas Hidrelétricas em Ijuí

Professores e estudantes da UTN, que visitam a UNIJUÍ, seguem em Ijuí até esta quarta-feira. Na quinta-feira, encerram visitas com programação em Panambi

A comitiva argentina formada por professores e estudantes da Universidade Tecnológica Nacional (UTN), de Buenos Aires, na Argentina, realizou visitas em Ijuí, nesta terça-feira. Durante a manhã o grupo visitou duas Usinas Hidrelétricas do município. A tarde ocorreu visita no Museu Antropológico Diretor Pestana e laboratórios de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ.

As atividades de intercâmbio entre as universidades surgiram há seis anos, e a cada atividade em conjunto, têm se consolidado, com o objetivo principal de trocar experiências acadêmicas e tecnológicas, que contribuem para o desenvolvimento das regiões onde ambas universidades estão inseridas. Acompanham a comitiva os professores do curso de Engenharia Civil Boris Casanova Sokolovicz, Cristina Pozzobon, Fernando Wypyszynski e Raquel Kohler; os professores do curso de Engenharia Elétrica Raul Eduardo Fernandez Sales, Júlio Bolacell e Maurício Campos; o professor do curso de Administração Martin Ledermann; e o professor do curso de Física Luis Antônio Rasia. O intercâmbio é coordenado pelo professor do curso de Administração da UNIJUÍ Dieter Siedenberg.

Além de atividades acadêmicas e visitas técnicas, a programação inclui jogos de integração, marcados para a noite desta terça-feira, na Associação dos Funcionários da FIDENE (AFFI), é a 1ª Copa Universitária Brasil x Argentina. Nesta quarta-feira o grupo deve participar, durante a tarde, de visita aos laboratórios do curso de Engenharia Civlil da UNIJUÍ e debates acadêmicos. Na quinta-feira o grupo parte para Panambi, para as últimas atividades da viagem. Ocorrerão visitas às empresas Kepler Weber e Bruning. Também, visita ao Campus Panambi, onde está alocado o curso de Engenharia Mecânica.

Durante viagem, na segunda-feira, o grupo passou por Santa Rosa onde um encontro acadêmico debateu sobre o intercâmbio entre as universidades, sobre o cenário econômico e de desenvolvimento da região Noroeste do Rio Grande do Sul, e ações de integração do Brasil com países vizinhos. Em Santa Rosa o grupo realizou também visita à AGCO, empresa que fabrica colheitadeiras e tratores para exportação, em Santa Rosa. Ocorreu também visita na cidade de São Miguel das Missões, onde o grupo assistiu ao espetáculo ‘Som e Luz’, nas Ruínas de São Miguel.

Leia mais sobre a visita clicando aqui. Confira as fotos da visita da comitiva da UTN na UNIJUÍ e na região: