Mestrado em Direito começa atividades na UNIJUÍ - Unijuí

Mestrado em Direito começa atividades na UNIJUÍ

Inscrições serão abertas no dia 23 de janeiro, ofertando duas linhas de pesquisa aos estudantes

Começaram nesta terça-feira, oficialmente, as atividades do curso de Mestrado em Direito da UNIUÍ. A implantação do Curso, que possui como ênfase o tema dos direitos humanos, foi autorizado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no final de dezembro de 2011, e é o quarto Curso de Mestrado da Universidade.

O curso começa agora as etapas do processo de implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Na terça-feira foi realizada a primeira reunião formal de trabalho do grupo de professores que elaborou a proposta do Programa e que, agora, está com a tarefa de implantar o Curso de Mestrado em Direito.

A autorização da CAPES significou, segundo o professor Gilmar Antonio Bedin, coordenador do Programa, o reconhecimento do amadurecimento das atividades da UNIJUÍ, do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Desenvolvimento, atualmente vinculado ao Curso de Mestrado em Desenvolvimento, e da própria democracia no país. Neste sentido, o Coordenador do Programa lembrou dos avanços feitos pelo Brasil desde a Constituição de 1988.

“O novo programa é uma das poucas iniciativas existente no sistema de pós-graduação brasileiro que optou, de forma explícita, pelo tema dos direitos humanos como sua referência fundamental. Daí seu pioneirismo. Este aspecto inovador da proposta foi destacado pelo Comitê da Área do Direito e pelo Comitê Técnico-Científico da CAPES”, destaca Bedin.

O Programa possui duas linhas de pesquisa: Estado, Cidadania e Direitos Humanos; e Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade. O edital de seleção da turma de alunos de 2012 já está disponível (clique aqui para ver o edital). As inscrições têm início no dia 23 de janeiro de 2012, e seguem até o dia 07 de março de 2012. A prova escrita será realizada no dia 13 de março de 2012.

Podem participar da seleção profissionais formados na ampla área das Ciências Humanas e Sociais. As aulas ocorrerão no Campus Ijuí. Informações pelo fone 55 3332-0545 ou pelo e-mail smdgc@unijui.edu.br.