UNIJUÍ oferece 165 bolsas do ProUni - Unijuí

UNIJUÍ oferece 165 bolsas do ProUni

Inscrições para concorrer a uma bolsa do ProUni podem ser feitas de 14 a 19 de janeiro
Neste semestre a UNIJUÍ oferece um total de 165 bolsas Prouni, sendo 137 bolsas integrais de 100%, e 28 bolsas parciais de 50%, distribuídas entre seus cursos e campi. A inscrição deve ser feita diretamente no site do Prouni, http://prouniportal.mec.gov.br. Para se inscrever o candidato deve informar o número do CPF o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

Entre os dias 14 e 19 de janeiro de 2012 podem ser feitas as inscrições para concorrer a bolsas ProUni de 100 e 50%. Neste processo haverá uma única etapa de inscrição com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. O candidato poderá optar por dois cursos e instituição. A oferta total de bolsas do Prouni é de 195.030 bolsas, sendo 98728 integrais e 96.302 parcias de 50% em todo o país.

A primeira chamada será divulgada no dia 22 de janeiro. A comprovação da documentação será de 22 de janeiro a 01 de fevereiro de 2012. A segunda chamada esta prevista para o dia 07 de fevereiro de 2012, a comprovação da documentação será até o dia 15/02/2012.

Espera - Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto a instituição de ensino a qual foi pré-selecionado.

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da IES.
Para concorrer a estas bolsas o aluno deve ter feito a prova do Enem no ano de 2011, e ter obtido a nota mínima de 400 pontos, além de atender ao limite de renda familiar per capita exigido.

O candidato deverá satisfazer também pelo menos uma das condições estabelecidas pelo MEC, que são as seguintes: ter cursado o ensino médio completo em escola pública; rer cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral; ter cursado parte do ensino médio em escola pública, e parte do ensino médio em escola privada com bolsa integral; ser portador de deficiência; ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas credenciadas, a estudantes brasileiros de baixa renda, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.

Informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento aos Alunos, da UNIJUÍ, pelo fone 55.3332.0444, ou ainda no site do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/”

Dicas importantes

Para aumentar sua chance de obter uma bolsa do ProUni, consulte durante o período das inscrições, a nota de corte dos cursos. Assim você saberá qual a nota do último candidato classificado em cada curso. A nota de corte é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição e atualizada diariamente a partir das 3h30.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.