UNIJUÍ concede Bolsas de Iniciação Científica do CNPq para o Ensino Médio - Unijuí

UNIJUÍ concede Bolsas de Iniciação Científica do CNPq para o Ensino Médio

São 20 bolsas de dez meses divididas entre duas escolas de Ijuí e outra de Santa Rosa
Fomentar o interesse pela pesquisa, promovendo a cultura científica entre os estudantes de ensino médio, instigando-os a tornar-se pesquisadores e cientistas são os principais objetivos da oferta de bolsas de iniciação científica do CNPQ para o ensino médio. Pelo segundo ano consecutivo, a UNIJUÍ oferece bolsas dentro do Programa.

Neste ano são ofertadas 20 bolsas de 10 meses, divididas em cotas entre o Colégio Tiradentes e a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, ambos de Ijuí, e a Escola Estadual Santos Dumont, de Santa Rosa.

Os estudantes são orientados por professor pesquisador do corpo docente da UNIJUÍ e têm à disposição os ambientes da universidade para realizar suas pesquisas, desenvolvendo os trabalhos com os orientadores e demais bolsistas. Os temas prioritários para este ano são: prevenção de doenças emergentes e transmissíveis; programação de sistemas de controle; e gestão de organizações.

A professora Evelise Moraes Berlezi, Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, enfatiza que este programa articula e aproxima as escolas de ensino médio e a universidade, propicia a vivência de estudantes do ensino médio com alunos da graduação e da pós-graduação, além de trazer estes alunos para os espaços da universidade.