Gestão de qualidade é área de interesse de mestranda em Desenvolvimento - Unijuí

Gestão de qualidade é área de interesse de mestranda em Desenvolvimento

A Farmacêutica Bioquímica Taís Pozza Fucks pesquisa sobre gestão e qualidade em laboratórios espanhóis
Taís Pozza Fucks está na Espanha em busca de novos conhecimentos, especialmente no setor de gestão e controle de qualidade em análises clínicas. Ela é Farmacêutica Bioquímica e estudante do mestrado em Desenvolvimento – Gestão de Organizações na UNIJUÍ.

A acadêmica está em Madrid desde o dia 5 de janeiro, permanecendo até o dia 17 de fevereiro, e seu objetivo é trazer inovação e conhecimento. “Além das atividades acadêmicas na UAM, tenho tido oportunidades de conhecer os laboratórios de análises clínicas de Madrid. Além de levar informações, inovação e conhecimento para o laboratório de minha família, que fica em Santo Ângelo, e que está há 40 anos no mercado, também estou entrevistando e observando estes laboratórios, com o objetivo de engrandecer meu projeto de dissertação do mestrado que é: Mudança e aprendizagem organizacional frente à acreditação laboratorial: O caso do Laboratório Clinisul”, conta Taís.

Na visão de Taís, buscar novos horizontes para a certificação da qualidade e novas ferramentas para a gestão fazem o diferencial de uma empresa. “A Gestão da Qualidade vem sendo uma das áreas mais importantes e inovadoras dentro das empresas, e com os laboratórios de análises clínicas isso não podia ser diferente. Hoje os laboratórios buscam a certificação da qualidade, processo que gera complexidade e tempo, mas que no final, os resultados obtidos são valiosos. O mestrado em Desenvolvimento, com ênfase em gestão de organizações, tem me proporcionado uma visão ampla e me ajudado na prática dentro do laboratório, com introdução de novas ferramentas gerenciais, como formação do conhecimento e aprendizagem”.

Na Espanha, Taís conheceu o Hospital Universitário La Paz, em Madrid, onde foi recebida pelo Dr. Antonio Buño e conheceu o Laboratório de Análises Clínicas dentro do hospital. Também visitou o Centro de Análisis Sanitários. Entrevistou o Dr. Jorge Zaragozo, responsável pela AEFA (Asociación dos Farmacéuticos Analistas), associação responsável por conceder o certificado de acreditação da qualidade laboratorial, reconhecida internacionalmente.