Desafios e inclusão digital marcam evento para colaboradores da FIDENE/UNIJUÍ - Unijuí

Desafios e inclusão digital marcam evento para colaboradores da FIDENE/UNIJUÍ

Reitor da UNIJUÍ apresentou os desafios para 2012 e palestra com Dado Schneider elencou a necessidade de mudança na era digital

Conhecer as metas para o ano de 2012 e participar de um momento de reflexão sobre a mudança de paradigma no relacionamento intrapessoal no século XXI foram os objetivos do evento “Primeiros Passos 2012” destinado aos colaboradores da FIDENE/UNIJUÍ, na última quinta-feira, 23, no Salão de Atos do campus da UNIJUÍ.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, falou da importância da UNIJUÍ para a comunidade que está inserida e sua preocupação em constituir a Universidade como um agente de desenvolvimento regional pela educação fazendo a diferença. Kelm reforçou que para este ano os pilares da Instituição serão o ensino voltado para a pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ele lembrou as modificações que o contexto do ensino passou desde o início do ensino superior na região há 55 anos. “A UNIJUÍ deve continuar preocupada com a formação crítica/reflexiva, mas também precisa definir um perfila mais amplo, que vai além da competência técnica, que é algo já implícito quando se fala em ensino superior, mas a preocupação precisa estar centrada no estímulo a capacidade de iniciativa e, em algumas áreas, na capacidade empreendedora, além de investir forte em tecnologia de gestão acadêmica”, explicou o Reitor.

Logo após a apresentação das metas e desafios para 2012 o palestrante Dado Schneider apresentou a temática: “Século XXI: Somente para profissionais”, no qual apresentou os novos desafios digitais e tecnológicos. “É preciso entender o que acontece, se adaptar e aceitar o novo. Muitas mudanças ocorreram e a nossa geração é exatamente o ponto de corte, fazendo com que nos adaptemos a um novo modelo, muito mais rápido e que pressupõe fazer muitas coisas ao mesmo tempo”, afirmou Schneider.

O palestrante reconstituiu de forma bem humorada as dificuldades de interação digital que a maioria das pessoas com mais de 25 anos possuem, os desafios frente ao trabalho direto com a geração Z e a necessidade de adaptação para uma mudança de paradigma da educação que a grande maioria recebeu para o novo modelo advindo com a popularização das mídias digitais.

Durante o evento todos os colaboradores da Instituição receberam as boas vindas da equipe de marketing e cadernos personalizados da UNIJUÍ, que também serão entregues a todos os estudantes.