UNIJUÍ mantêm atividades de intercâmbio na Alemanha - Unijuí

UNIJUÍ mantêm atividades de intercâmbio na Alemanha

Acadêmica e egressa representam a Universidade no país Europeu. E professor concluiu recentemente pós-doutoramento na Alemanha
Uma egressa e uma acadêmica representam a UNIJUÍ na Alemanha. Elis Walter, após concluir o curso de Educação Física (bacharelado e licenciatura) no Campus Santa Rosa, retornou a Tübingen onde já havia participado, no período 2009 a 2010, de um intercâmbio enquanto acadêmica. Ela se prepara para o ingresso no mestrado Gesundheitserforderung (Saúde e Esporte).

No momento ministra aulas em duas turmas de ginástica preventiva para a coluna (Wirbelsäulegymnastik) em uma escola de nível superior (Volkshochschule), na cidade de Tübingen. Ela atua ainda como estagiária (Hilfskraft) junto ao departamento de mídia do Institut für Sportwissenschaft - Tübingen Universität. Em paralelo faz curso de língua alemã.

Já Monica Simon, acadêmica do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, realiza intercâmbio na cidade de Glückstadt - Alemanha. O intercâmbio tem a duração de 3 meses. Mônica deverá retornar ao Brasil em março deste ano. Ela relata o processo da sua ida para a Alemanha: “tive interesse em realizar um intercâmbio acadêmico, por isso, comecei um curso de alemão onde, a partir da informação de uma professora, surgiu a oportunidade de participar de um projeto social de uma igreja que faz trabalhos com jovens em escolas. Participo das atividades e faço curso de alemão, na busca pelo aprendizado do idioma e o conhecimento da cultura”.

O professor do curso de Educação Física da UNIJUÍ Leomar Tesche, retornou recentemente da Alemanha, onde realizou pós-doutoramento. A pesquisa ocorreu na Universidade de Tübingen, através da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Cooperação Internacional, convênio Rio Grande do Sul e Baden-Württemberg.

Tesche pesquisou, no Landesarchiv Schleswig-Holtein, norte da Alemanha, sobre os Legionários Brummer e a introdução do Turnen como elemento identitário alemão no Rio Grande do Sul. Este trabalho é o segundo pós-doutoramento do professor, que também já atuou como coordenador do curso no Campus Santa Rosa.

São tradicionais na UNIJUÍ os intercâmbios do curso de Educação Física em universidades da Alemanha. A Universidade possui também convenio com universidade de outros países da Europa, Estados Unidos e Argentina. Mais informações sobre intercâmbios pelo fone 55 3332-0329.