Professor da Universidade de Kassel, na Alemanha, visita a UNIJUÍ - Unijuí

Professor da Universidade de Kassel, na Alemanha, visita a UNIJUÍ

Tecnologia e sustentabilidade são temáticas abordadas por Uwe Richter durante agenda pela região
O professor Uwe Richter, da Universidade de Kassel, na Alemanha, esteve na região na última semana quando visitou a UNIJUÍ e cumpriu agenda em diversos locais. Ele também realizou uma palestra sobre “Aplicações da eletrônica na Agricultura Orgânica”, para um público composto por agricultores, estudantes, profissionais das ciências agrárias e professores.

Richter foi enfático ao afirmar que é possível conciliar a produção agrícola com a proteção ambiental. “Posso dizer que uma agricultura sem sustentabilidade não tem chance”. Sobre a aplicação da eletrônica na agricultura ele afirma que a tecnologia traz muitas vantagens para a propriedade rural. “É preciso considerar que as propriedades estão cada vez maiores, e tem uma grande variedade de solos e topografia, essa problemática das variações é resolvida com a tecnologia. Esta região é ondulada, sendo o solo seco nas colinas e em baixadas banhado, em cada um dos locais é necessário aplicar um tipo de técnica, tem que se trabalhar estas terras de formas distintas, falta manejo específico, por isso temos uma produção abaixo do que poderia ser”, destaca o professor.

O professor Roberto Carbonera foi o contato do professor Richter, já que em novembro do ano passado participou do Curso de Verão, realizado em Witzenhausen. Para Carbonera a visita foi gratificante e estimuladora.”A ideia inicial é realizar a pesquisa em bovinocultura de leite, já que se entende que é possível buscar financiamento junto a agentes financiadores de projetos de pesquisa da Alemanha, em valores que variam de cem a trezentos mil euros. Para nós, o professor Uwe conseguiu dar continuidade ao elo de ligação com a Universidade de Kassel”, afirma.