Dois novos doutores se formam na Espanha - Unijuí

Dois novos doutores se formam na Espanha

Rafael e Fabricia Frantz defenderam suas teses pela Universidade de Sevilla
Nos dias 17 e 20 de fevereiro, o egresso do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e da UNIJUÍ, Rafael Zancan Frantz e sua esposa Fabricia Carneiro Roos Frantz defenderam suas respectivas teses de doutorado, na Universidade de Sevilla, Espanha. Desde 2007, vinham desenvolvendo suas pesquisas nesta Universidade, na área de engenharia de software. Rafael pesquisou sobre integração de aplicações empresariais, sendo o título de sua tese “Enterprise Application Integration: An Easy-to-maintain Model-Driven Engineering Approach” e Fabricia pesquisou sobre análise automática de modelos de variabilidade em linhas de produtos de software, sendo o título de sua tese “Automated Analysis of Software Product Lines with Orthogonal Variability Models: Extending the FaMa Ecosystem”. Suas teses receberam a nota máxima e serão publicadas em forma de livro pela Universidade de Sevilla.

A modalidade de doutorado cursado por Rafael e Fabricia foi a de Doutorado Europeu, a qual tem algumas exigências específicas, além daquelas normais de um doutorado. Durante o período de estudos, os doutorandos desenvolveram parte de sua pesquisa na Inglaterra o que também, segundo eles, foi algo muito enriquecedor nos seus processos formativos. Integrados em grupos interinstitucionais de pesquisa, de universidades europeias, tiveram a oportunidade de participar em distintos projetos, tendo publicado artigos científicos e participado de diferentes eventos científicos, em suas áreas.

No momento, os recém doutores seguem na Espanha, desenvolvendo atividades de pesquisa nos seus respectivos grupos, na Universidade de Sevilla, com o objetivo de organizar as relações de cooperação e intercâmbio, assim como finalizar os procedimentos burocráticos da expedição dos diplomas. Enquanto isso, preparam sua volta ao Brasil, onde pretendem seguir suas carreiras acadêmicas.