Recital comemora os 20 anos do Coral UNIJUÍ - Unijuí

Recital comemora os 20 anos do Coral UNIJUÍ

Excelente público assistiu ao recital comemorativo na noite de domingo, no Salão de Atos do Campus Ijuí
O Coral UNIJUÍ comemora em 2012 seus 20 anos de existência e para dar início às comemorações, presenteou a comunidade com um belíssimo recital realizado na noite de domingo, 11 de março. No Recital, o grupo apresentou seu repertório variado, composto por músicas sacras e seculares, nacionais e internacionais, cantado pelos 30 integrantes, sob a regência da professora Letícia Buchmann. Em alguns momentos, o grupo contou com a participação especial da professora Hariet Krüger, que fez acompanhamento instrumental, ao piano. Outros momentos importantes marcaram a noite, como a participação especial do Vocal Masculino Viva Voz, sob a regência da professora Tenisa Sarreta, que abriu a programação, e a apresentação solo do integrante do Coral Vinícius de Moraes Ribas (violão).

O recital comemorativo aos 20 anos do Coral UNIJUÍ também teve um caráter beneficente, visto que a comunidade foi convidada a trazer um quilo de alimento não perecível ou material de higiene pessoal, que serão doados à SABEVE - Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice de Ijuí.

Histórico do Coral

Fundado em 11 de março de 1992, o Coral UNIJUÍ objetiva promover a cultura, em especial, a música, divulgando a Universidade em Ijuí e região. De 1998 até o ano de 2003, o Coral esteve sob a regência de Cíntia Lehmann. Esse período de intensa atividade culminou com a gravação do CD “Mundo Melhor”, sendo que teve o repertório baseado, principalmente, na música popular brasileira. Em 2004, assumiu a regência e coordenação do Coral Letícia Buchmann, graduada em Licenciatura Plena em Música e Bacharel em Piano e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

As atividades desenvolvidas pelo Coral UNIJUÍ buscam o aperfeiçoamento musical e o desenvolvimento cultural de seus participantes. Dentre essas atividades, destacam-se oficinas de técnica vocal, palestras com profissionais da fonoaudiologia, pesquisa do repertório estudado e dos aprendizados efetivados no grupo.

Apresentando-se em diversas oportunidades – como eventos locais e regionais, concertos didáticos, além de encontros e festivais de coros no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade, levando a música e o conhecimento musical tanto para seus integrantes como para seus ouvintes. O Coral Unijuí já compartilhou o palco com grupos como o Coro Masculino Santa Cecília, de Santo Cristo, com o Coro de Câmara da UFSM, com os corais da UPF, da Unisinos, com a cantora lírica Ângela Diel, com a Orquestra SESI/FUNDARTE de Montenegro e a orquestra do SESI de Santa Rosa. Atualmente o grupo é formado por 30 integrantes que são alunos, egressos da Instituição, além de membros da comunidade.