Evento comemora os 55 anos do Curso de Pedagogia - Unijuí

Evento comemora os 55 anos do Curso de Pedagogia

Curso de Pedagogia realiza nesta quarta-feira evento de integração com ex-docentes, egressos, atuais alunos e professores
O Curso de Pedagogia da UNIJUÍ realiza um evento comemorativo nesta quarta-feira, 14 de março, alusivo aos 55 anos de instalação do curso. O evento terá início às 18h, no Salão Azul, com um coquetel de confraternização com ex-professores, egressos, atuais alunos e docentes do curso. Logo após, às 19h, será realizado o encontro.

O Curso de Pedagogia foi o pioneiro na Universidade, juntamente com o Curso de Filosofia. Ambos os cursos foram implantados em março de 1957, com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), precursora da FIDENE/UNIJUÍ. Por esta razão, a data de 16 de março marca os 55 anos de ensino superior na Região Noroeste.

O evento desta quarta-feira marcará a abertura das comemorações dos 55 anos do Curso de Pedagogia, visto que outros eventos estarão sendo realizados ao longo do ano, envolvendo a comunidade regional, com destaque para alunos e egressos do curso. “Comemorar os 55 anos do Curso de Pedagogia significa considerar a positiva trajetória construída na formação de profissionais pedagogos que atuam em Ijuí, na região noroeste, no estado e no país”, destaca a professora Marta Borgmann, coordenadora do Curso de Pedagogia, Campus Ijuí.

A professora destaca ainda que são inúmeros os formados para a sala de aula, para a escola, para outros espaços sociais múltiplos e diversificados na construção de alternativas pedagógicas fundamentadas na qualificação da educação e das relações sociais para cada novo tempo. Neste sentido, o evento também destaca a contribuição da FAFI/UNIJUÍ, ao longo destes 55 anos, para o desenvolvimento social e educacional da região, considerando sua atuação em Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

Marta Borgmann ressalta, ainda, a consolidação dos avanços realizados até a implantação, mais recente, do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências. “O Curso de Pedagogia mantém-se atento às demandas provenientes das escolas, da comunidade, das políticas educacionais, na perspectiva de uma pedagogia inovadora e humana”, conclui.

Foto: Primeira turma de formandos de Pedagogia da FAFI
Acervo MADP/FIDENE