UNIJUÍ promove curso de extensão em Fisiologia voltado ao tratamento de diabetes mellitus - Unijuí

Pesquisadores ligados a uma rede internacional em diabetes estarão apresentando avanços nesta área
O Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ,  através do Grupo de Pesquisa em Fisiologia – GpeF e a Unidade de Educação Continuada estarão promovendo, no próximo dia 23 de março, o Curso de Extensão em Fisiologia – Tópico Especial em Diabetes Mellitus, voltado à qualificação de docentes, profissionais e estudantes da área da saúde e biológicas. As inscrições estão abertas até o dia 22 de março, no Portal da UNIJUÍ.

Conforme explica o coordenador do curso, professor Thiago Gomes Heck, do DCVida/UNIJUÍ, o objetivo é de divulgar as linhas de pesquisa atuais, nacionais e internacionais que aprofundam o conhecimento da fisiopatologia do diabetes e que propõem novas estratégias terapêuticas. A prevalência mundial do diabetes mellitus, em 2011, é estimada em 366 milhões de indivíduos adultos e 490,1 mil crianças e jovens menores de 14 anos, conforme dados da International Diabetes Federation, de 2010. “O Governo e os órgãos de fomento à pesquisa estimulam projetos de pesquisa, como os aqui apresentados, para atuar nessa problemática. O evento é uma oportunidade de divulgação das pesquisas desenvolvidas no cenário atual”, explica o professor.

Um dos destaques é a participação do professor Phillip Newsholme, da Curtin University, da Austrália, que irá ministrar tópico sobre “Regulação Metabólica da Secreção de Insulina e o impacto do Exercício”. Conforme explica o coordenador, a aproximação deste pesquisador com a UNIJUÍ se dá através de interações de pesquisa em uma rede internacional em diabetes, composta por pesquisadores de diversas instituições, sendo que estarão presentes no evento os professores Roberto Bazotte (Universidade Estadual de Maringá), Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr (UFRGS), Phillip Newsholme (Curtin University, Australia), e os docentes da UNIJUÍ Mirna Stela Ludwig e Thiago Gomes Heck, do Grupo de Pesquisa em Fisiologia – GpeF/UNIJUÍ.

Informações podem ser obtidas no Portal da UNIJUÍ ou pelo fone 55.3332.0553.