Ciclo de debates discute a universidade na sociedade contemporânea - Unijuí

Ciclo de debates discute a universidade na sociedade contemporânea

Série de debates buscam questionar o papel da univesidade e seu local dentra das mudanças sociais

Discutir o papel da universidade e sua reinvenção constante conforme o contexto social vivenciado, seus desafios, metas e mudanças, em um tempo de crise global foram as temáticas em pauta no Ciclo de Debates “A Universidade na Sociedade Contemporânea”, que contou com o professor Doutor Luiz Carlos Bombassaro, falando sobre Concepção, evolução e modelos de universidade, na manhã desta sexta-feira, 30, no Salão Azul do campus universitário.

Em sua saudação inicial o Reitor Martinho Luís Kelm lembrou a trajetória de sucesso da UNIJUÍ e os elementos que fizeram da instituição um instrumento de melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio da educação superior.

A palestra foi um convite ao debate. O professor Bombassaro afirma que é preciso esclarecer que espaço a universidade ocupa. “Precisamos entender de fato que espaço é este de reflexão e comprometimento, de pesquisa e participação. Parecem coisas óbvias, mas que precisam ser retomadas, lembradas de tempos em tempos”. Ele acredita que o conceito de universidade é uma forma de vida, algo filosófico e não biológico que reflete o modo de vida e de relação da instituição com o mundo. “Muitas pessoas vivem grande parte de suas vidas na universidade, aqui se tem uma semântica própria; aqui se tem recepção, transferência e criação de conhecimento, são situações de trocas”, explica.

O próximo encontro do Ciclo acontece no dia 27 de abril, com a presença do professor Jayme Paviani que falará sobre “Cenários Atuais e Tendências”. Encerrando o ciclo, no dia 24 de agosto o tema O sistema de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do RS: natureza e perspectivas será abordado por Renato de Oliveira.