Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para a Páscoa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa da UNIJUÍ mostra preferência de presentes para a Páscoa

Questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas e acadêmicos do curso de Administração da Universidade

A UNIJUÍ divulgou nesta segunda-feira um estudo realizado pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. A pesquisa revelou a preferência de produtos que as pessoas devem comprar para presentear seus familiares e amigos na Páscoa, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras.

O resultado apontou que 94% dos entrevistados irão ou pretendem comprar algum presente de Páscoa. Quando questionados sobre o destino dos presentes, 73% disseram que os presentes serão para crianças e 27% para adultos. Perguntados de maneira espontânea sobre a preferência por presentes, 78% pretendem presentear com chocolates, 13% com vestuário e ou calçados. Também, perfumes, eletrônicos e brinquedos representam 9%. Já em relação ao tipo de chocolate, o estudo revelou que 54% preferem ovos de chocolate, 35% caixas de bombom, 8% cestas e 3% barras de chocolate.

Quanto aos valores, o estudo revelou que 36% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50. Já 41% revelou gastar de R$ 51 a R$ 100. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, de R$ 200 à R$ 3 mil.

Para o professor Ariosto Sparemberger coordenador da pesquisa, estudos como este podem contribuir para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, que revela um percentual significativo de pessoas que pretendem comprar presentes, torna-se possível aos gestores do comércio, direcionar algumas ações promocionais mais específicas com vistas ao aumento das vendas. Também é um momento especial, pois muitos consumidores estarão pela primeira vez visitando um local para suas compras, o que se constitui em um momento único para os lojistas buscar a fidelização de clientes". O docente destaca ainda a importância para o comércio em possuir e manter vendedores qualificados que possam principalmente auxiliar e orientar o consumidor no momento da escolha do que comprar.

A entrevista ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta. A pesquisa foi realizada de 19 a 29 de março de 2012. Foram entrevistadas 297 pessoas. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Bruno Büttenbender, Jessica Fernanda Stroff, Etiene Pertile e Bruna Gabriela Warmbier. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.