Dia do Intercâmbio busca esclarecer sobre mobilidade acadêmica - Unijuí

Dia do Intercâmbio busca esclarecer sobre mobilidade acadêmica

Evento trouxe informações sobre intercâmbio e relato de experiências de professores e acadêmicos no exterior

Repassar informações sobre mobilidade acadêmica, especificar as instituições no exterior que a UNIJUÍ mantém convênio e divulgar relatos de experiências de acadêmicos e professores que já tiveram a oportunidade de permanecer um período no exterior foram os principais objetivos do Dia do Intercâmbio, realizado na terça-feira,3, nos turnos da tarde e noite no Salão Azul do Campus da UNIJUÍ. O evento foi realizado na noite de terça-feira, 2, em Santa Rosa.

O evento também teve como objetivo divulgar a nova estrutura dentro da universidade responsável pelos intercâmbios: o Escritório de Relações Internacionais. Localizado logo no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, o escritório será responsável por toda a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos administrativos. Escolas de idiomas e agências de turismo participaram do evento.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, fez a saudação inicial do evento, quando destacou a importância de organizar o intercâmbio de estudantes e poder concretizar a internacionalização da universidade, seguindo uma tendência neste setor. O Reitor ressaltou a importância do estudo de outra língua e as facilidades para fazer um intercâmbio.

O assessor de assuntos internacionais, Daniel Baggio, coordenou os trabalhos da noite destacando os custos, possibilidades, dificuldades, as instituições parceiras e formas de se realizar um intercâmbio. Também reforçou a necessidade do estudo de línguas e sobre os testes de proficiência exigidos por algumas instituições, especialmente as ligadas ao Programa Ciência Sem Fronteiras, que tem bolsa auxílio do governo federal para os estudantes realizarem intercâmbio.

Durante o evento, a professora Helena Callai falou sobre sua experiência fora do país, assim como os acadêmicos Rafaela Heming, que foi para a Alemanha e Matheus Tamiozzo, que cursou um semestre na Universidade do Porto.
Estão programados eventos como este no campus Panambi, no dia 9 de abril, e no campus Três Passos, no dia 13 de abril, com início programado para às 19h30. A intenção é de que eventos semelhantes sejam realizados semestralmente para informar os interessados sobre as possibilidades de acesso e permanência no exterior.

Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
A UNIJUÍ começou o semestre letivo com novos projetos voltados à comunidade acadêmica. Um deles é a internacionalização da Universidade, ofertando a alunos e professores possibilidades de vivências no exterior. Estas ações ocorrem agora na UNIJUÍ através do Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ, estrutura inaugurada neste semestre, para atender a comunidade acadêmica interessada em intercâmbio. Com estrutura em Ijuí e extensão em Santa Rosa, o Escritório buscar facilitar o contato entre os estudantes e as instituições responsáveis por intercâmbios, viagens internacionais e ensino de idiomas no Brasil. Em Ijuí o Escritório atende nos turnos da manhã, tarde e noite. Em Santa Rosa, nas quartas-feiras durante a tarde.