Curso de Enfermagem da UNIJUÍ aprova trabalhos em eventos científicos - Unijuí

Curso de Enfermagem da UNIJUÍ aprova trabalhos em eventos científicos

Curso estará representado em dois eventos científicos, um nacional e outro internacional

O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ estará representado em dois importantes eventos científicos, que são o III Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, a se realizar em Coimbra, Portugal, de 12 a 15 de junho, e a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 10 a 15 de julho, em São Luís, Maranhão.

No evento em Portugal, participarão a professora Eniva Miladi Fernandes Stumm e as acadêmicas Bárbara Leticia Dudel Mayer (do 9º semestre), Priscila Escobar (bolsista voluntária, acadêmica do 3º semestre) e Paola Abreu (enfermeira, egressa do curso). Para este evento, foram submetidos e aprovados, para apresentação oral, cinco trabalhos, dois referentes ao projeto de tese da professora Eniva e três trabalhos de conclusão de curso das acadêmicas, orientados por ela. Destaca-se que as docentes Joseila Sonego Gomes e Marines Koller Petenon também submeteram dois trabalhos e estão sendo avaliados.

Na Reunião Anual da SBPC, O Curso de Enfermagem será representado pela acadêmica Bárbara Leticia Dudel Mayer, bolsista PIBIC-UNIJUÍ e pela professora Eniva Stumm, sua orientadora. No referido evento será apresentado o trabalho “Análise da qualidade de vida de usuários em hemodiálise, atividades físicas e de lazer”, selecionado em segundo lugar pelo Comitê Cientifico da UNIJUÍ, sendo que a aluna receberá apoio financeiro da Universidade para viabilizar sua participação. O trabalho é resultante da pesquisa “Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de nefrologia da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul”, coordenada por Eniva.

As duas bolsistas da pesquisa e a egressa do curso de Enfermagem da UNIJUÍ destacam a importância de participar de eventos científicos como esses, os quais se constituem em espaços importantes para a troca de conhecimento, de interação, de divulgação do curso, de socialização dos resultados obtidos com as pesquisas e, principalmente, de crescimento pessoal e profissional.

A professora Eniva finaliza pontuando que o Curso de Enfermagem da UNIJUÍ instiga e oportuniza a seus estudantes esse tipo de inserção que, com certeza, “contribui positivamente tanto na formação quanto no exercício profissional desses sujeitos, fazendo a diferença, ou seja, os posicionando de forma mais competitiva no mundo do trabalho”. Eniva Stumm destaca que ter a oportunidade de ver, acompanhar e contribuir para o crescimento dos estudantes é uma das atribuições enquanto docente, “importante, necessária e, acima de tudo, prazerosa”.