Ciclo de Estudos em Educação Física debate conceitos e prática da profissão - Unijuí

Ciclo de Estudos em Educação Física debate conceitos e prática da profissão

Evento reuniu profissionais da área e professores para discutir formação, atuação e espaços de trabalho
Debater as questões ligadas à educação física e a natureza do conhecimento a ela vinculada foram os principais objetivos do III Ciclo de Estudos em Educação Física – 1ª etapa, realizado na sede acadêmica da UNIJUÍ, na noite de segunda-feira, 9.

Conforme o professor Mauro Bertollo, o ciclo pretende constituir-se em um espaço teórico-prático de discussão da formação inicial e continuada acerca dos saberes e práticas implicados nos diferentes espaços de intervenção da licenciatura e do bacharelado. Com isso, espera articular e reforçar uma unidade e identidade profissional em Educação Física.

A primeira etapa teve como palestrante o professor doutor Santiago Pich, que abordou o tema “Educação Física na Contemporaneidade: desafios e perspectivas” – o foco da discussão foi acerca da intervenção no âmbito escolar e no contexto da saúde. Pich é graduado em Educação Física pelo Instituto Del Professorado En Educación Física (ARG), mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM(RS) e doutor em Ciências Humanas pela UFSC(SC). Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da UFPR, membro do CBCE e vinculado ao Grupo de Pesquisas Paidotribas (UNIJUI). Sua experiência com a Educação Física tem maior ênfase na Educação Física Escolar, abrangendo os temas: pedagogia da EF, cultura escolar, corpo e saúde, corpo, religião, secularização e modernidade, formação superior e epistemologia.