Museu Antropológico apresenta “Os Índios e a Cidade” - Unijuí

Museu Antropológico apresenta “Os Índios e a Cidade”

Exposição apresenta fotografias e peças de artesanato, retratando a presença do índio na cidade
A diversidade étnica brasileira e a inserção do índio neste contexto é o principal foco da exposição que estará aberta a partir desta terça-feira, 10 de abril, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana. A exposição “Os Índios e a Cidade” apresenta um conjunto de fotografias e peças de artesanato dos povos indígenas do Rio Grande do Sul, uma parte originária do próprio acervo do Museu, mas também com fotografias produzidas por fotógrafos de Ijuí e da região, que atenderam ao convite do Museu para registrar a presença indígena nos diversos espaços públicos.

A partir do tema central, que é a presença do índio na cidade, a exposição pretende identificar a presença indígena na formação sócio-espacial-cultural urbana do Rio Grande do Sul, reconhecendo os costumes de itinerância dos povos indígenas e a necessidade dos mesmos buscarem condições de sustentabilidade fora dos territórios de ocupação permanente, no caso, as reservas indígenas.

A exposição “Os Índios e a Cidade” é organizada pelo Museu, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da FIDENE, 36ª CRE, SMED de Ijuí, APMI Sindicato, Sinpro/Noroeste, Sinteep e Cpers Sindicato, com apoio de Edegar Cavalheiro Foto Studio, responsável pelas reproduções fotográficas.

“Os Índios e a Cidade”

Período: 10 de abril a 11 de maio
Horário para visitas: de segundas às sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h (visitas em horários diferenciados mediante agendamento)
Valor do ingresso: Grupo: R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por pessoa; Individual: Estudante R$ 2,00 (dois reais), Não estudante R$ 4,00 (quatro reais)