Inscrições abertas para intercâmbio em diversas universidades em diferentes países - Unijuí

Várias universidades parceiras da UNIJUÍ estão com editais abertos de oferta de vagas de intercâmbio
Estão abertas as inscrições para candidatar-se a vagas de intercâmbio em diferentes universidades parceiras da UNIJUÍ. O Escritório de Relações Internacionais (ERI) está divulgando o quadro permanente de vagas de intercâmbio. O quadro e vagas de Graduação encontra-se no link Editais na página do ERI. Junto, o interessado encontra a ficha de inscrição.

Os prazos para inscrição online nas universidades parceiras para estudos a partir de setembro encerram-se fins de maio e meados de junho, respectivamente. Para se inscrever nestas instituições, os candidatos devem satisfazer os requisitos da universidade de destino e, primeiramente, assegurar sua indicação pela UNIJUÍ. Para tanto, devem encaminhar o formulário de candidatura e os anexos exigidos.

Vagas existentes para intercâmbio

Argentina - 8 vagas - nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Administração –– exige espanhol básico;
Alemanha – Universidade de Tübingen – 2 vagas – para Educação Física – exige alemão básico ou inglês fluente;
Alemanha – Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe – Estágios práticos nas Engenharias – exige alemão fluente ou inglês fluente;
Espanha – Universidade Autônoma de Madri – 2 vagas – qualquer área exceto Agronomia e Veterinária – exige noções de espanhol e ter cursado 30% do curso;
Polônia – Universidade Maria Curie Sklodowska – 2 vagas – qualquer área da graduação e pós-graduação – bons conhecimentos em inglês ou polonês, ter cursado 20% do curso;
Portugal – Instituto Jean Piaget (Porto) – 2 vagas – uma para Enfermagem e outra para Fisioterapia – exige ter cursado 50% do curso;
Portugal – Universidade do Porto – 30 vagas – todas as áreas, exceto Economia, Administração, Agronomia e Veterinária – exige ter cursado 50% do curso;
Portugal – Universidade João Pessoa – 1 vaga – Fisioterapia – exige ter cursado 50% do curso.

Além dos requisitos específicos de cada instituição é necessário ter nota média de 75, conhecimento suficiente da língua de instrução da instituição de destino, todos os custos relativos ao intercâmbio recaem sobre o intercambista, em contrapartida o aluno é liberado do pagamento dos créditos feitos no exterior.

Vagas para Pós-Graduação
O DAAD abriu inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa de Pós-graduação em Temas com Relevância para Países em Desenvolvimento 2013-2015. Nesta edição do programa, estão sendo oferecidos 37 cursos de master e 3 de doutorado em diferentes áreas: administração, engenharia, matemática, planejamento regional, medicina veterinária e estudos midiáticos. A lista completa, tanto dos cursos oferecidos quanto dos pré-requisitos exigidos, pode ser conferida no site brasileiro do DAAD: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html .

Os candidatos devem enviar a documentação para o escritório do DAAD no Rio de Janeiro até 31 de julho de 2012. Há ainda outras duas possibilidades: encaminhar os documentos para o DAAD em Bonn até 31 de agosto ou diretamente para as universidades, obedecendo aos seus respectivos prazos.

Dia do Intercâmbio
Nesta sexta-feira, 13, acontece no campus Três Passos o Dia do Intercâmbio, evento voltado para os estudantes esclarecerem suas dúvidas sobre intercâmbio e conhecer todas as possibilidades que a UNIJUÍ oferece. Também participam do evento escolas de idiomas do município. Nesta semana, no dia 9, foi a vez dos alunos de Panambi participarem do Dia do Intercâmbio.

Informações

O Escritório de Relações Internacionais no campus Ijuí atende pelo e-mail  eri@unijui.edu.br, telefone 3332.0329, nos três turnos.