Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ tem sua aula inaugural - Unijuí

Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ tem sua aula inaugural

Professor Leonel Severo da Rocha palestrou sobre Direitos Humanos, Ecologia, Política e Autopoiese para os que iniciam o novo Mestrado da UNIJUÍ
A aula inaugural do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, turma 2012, foi realizada na noite de sexta-feira, 13, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques. O palestrante da noite foi o professor Leonel Severo da Rocha (Doutor pela Escola de Autos Estudos de Paris e Pós-Doutor pela Universidade de Lecce) e teve como tema Direitos Humanos, Ecologia Política e Autopoiese. Na sequência, o professor lançou oo livro Direito Ambiental e Autopoiese, organizado por ele .

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), Doglas Lucas, lembrou da importância do momento para a instituição e para o DCJS. “É um momento muito especial de recordar e de comemorar as perspectivas para os frutos que este programa irá construir. É momento de produzir, olhando para o passado, referenciando o presente e com a responsabilidade de construir um futuro bonito. Iniciamos nossas atividades bastante otimistas, tendo a certeza de que a UNIJUÍ se constitui um bom lugar de reflexão, de pesquisa, um bom lugar para se formar e para estar”, afirmou o professor.

O coordenador do programa de Mestrado em Direitos Humanos, Gilmar Bedin, afirmou que há na região uma convergência para a grande área do Direito e que nenhuma instituição consegue sozinha, avanços significativos. “Para avançarmos e constituirmos um doutorado em Direito em um médio prazo, está em construção uma parceria entre a UNIJUÍ e URI, já que existe uma convergência histórica de formação muito próxima”. Bedin também ressaltou a importância do Mestrado em Desenvolvimento para a existência do Mestrado em Direitos Humanos, já que este era, inicialmente, um programa do Mestrado em Desenvolvimento.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, comparou o Curso a uma criança que nasce com força e vitalidade. Referenciou a iniciativa de parcerias como a que se pretende fazer para a efetivação de um curso de Doutorado na área do Direito e adiantou que as parcerias são uma possibilidade, que, antes de tudo, corroboram para o desenvolvimento da região, por meio do ensino superior. “Além desta busca de parceria com a URI também estamos em tratativas para uma associação com a UNICRUZ para um mestrado na área da saúde, isso coloca as instituições como parceiras e não como competidoras o que possibilita que se cumpra, de forma efetiva, o propósito da mantenedora da UNIJUÍ, a FIDENE, de desenvolvimento regional como mola propulsora de diferentes projetos”.

O Reitor lembrou que a grande contribuição das instituições de ensino superior está na formação de massa crítica qualificada, capaz de contribuir para os processos de desenvolvimento da região e que não tenha somente um impacto acadêmico, mas um compromisso com o impacto social.