3ª edição do curso de pós-graduação em Oncologia tem início na UNIJUÍ - Unijuí

3ª edição do curso de pós-graduação em Oncologia tem início na UNIJUÍ

Curso é realizado em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí e objetiva qualificar profissionais para a área oncológica
Qualificar profissionais focados na atenção oncológica unindo a estrutura da UNIJUÍ e do Hospital de Caridade de Ijuí são os principais objetivos do curso de pós-graduação em Oncologia que iniciou neste mês de abril. Compõe a turma alunos graduados em enfermagem, fisioterapia, biomedicina, farmácia, nutrição e psicologia.

A abertura do curso contou com a participação da Vice-Reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, que deu as boas vindas e falou sobre a instituição aos pós-graduandos. Em seguida, as coordenadoras do curso, Adriane Kolankiewicz e Cleci Rosanelli, também saudaram os alunos e enfatizaram que o câncer é um problema de saúde pública, devido a sua alta incidência, prevalência, mortalidade, gastos hospitalares e demandas de cuidados de saúde.

A aula inaugural foi a cargo da professora Adriane Kolankiewicz, que enfatizou a importância de trabalhar conforme a Política Nacional de Atenção Oncológica, que busca instituir uma política contemplando ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que deve ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.

A coordenadora da Política de Atenção Oncológica da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Neide Durcks e a enfermeira Lúcia Crescente, também participaram de um debate com os alunos falando sobre as potencialidades e fragilidades na prática.

Para a professora Adriane, o curso aborda vários aspectos da oncologia. “Tendo em vista esta problemática, elaboramos um projeto político-pedagógico com objetivo de instrumentalizar profissionais de saúde para atuar na área da oncologia, englobando os aspectos relativos à prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer e, também, que possam intervir na reabilitação do paciente sob o ponto de vista clínico e psicossocial”.

O pós-graduando terá oportunidade de atuar em campo de prática a partir dos estágios, inserindo-se na área de Oncologia. Os estágios irão acontecer no CACON do HCI, sob supervisão direta dos professores e profissionais que atuam no hospital, aproveitando a formação e experiência para qualificar o curso.