EMicro e SIM 2012 são realizados na UNIJUÍ - Unijuí

EMicro e SIM 2012 são realizados na UNIJUÍ

A 14ª Escola de Microeletrônica (EMicro 2012) e o 27º Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2012) tiveram início nesta segunda-feira, 23, no campus da UNIJUÍ.

A palestra de abertura esteve a cargo do professor José Güntzel, que abordou o tema Projeto Físico de Portas Lógicas e Redes de Transistores.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, lembrou que para além da competência técnica se precisa agregar na formação a capacidade empreendedora. “Agregando a competência técnica e a inovação a capacidade empreendedora será possível fazermos uma virada no país, mudando a matriz produtiva do país e agregando valor”, destacou.

A EMicro caracteriza-se por conter uma série de cursos básicos e avançados com palestrantes nacionais e internacionais, que têm por finalidade introduzir conhecimentos essenciais a alunos de graduação e de pós-graduação, e abordar tópicos avançados diversos com ênfase no estado-da-arte. As palestras avançadas foram concebidas para que os iniciantes na área possam capturar as ideias apresentadas, ao mesmo tempo em que estudantes e pesquisadores que já possuem conhecimento ou experiência possam ser colocados em contato com o que há de mais novo em suas respectivas áreas de atuação.

Para o coordenador do evento, professor Sandro Sawicki a intenção é de difundir a microeletrônica com uma programação abrangente e profunda. “Espera-se que a EMicro 2012 possa atingir seus objetivos de divulgar a Microeletrônica e conduzir um processo de formação em muitos iniciantes na área”.

O Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2012) caracteriza-se por ser um evento onde pesquisadores de diversas regiões apresentam os resultados dos seus projetos de pesquisa em artigos escritos em inglês. Nesta edição foram aprovado 56 artigos que serão apresentados oralmente em 14 seções técnicas e publicados nos anais do evento.

O evento será realizado até quarta-feira, 25, na UNIJUÍ e depois acontece em São Miguel das Missões até o sábado, dia 28.